Diversos estados brasileiros celebram a festa do mártir São Sebastião, que é conhecido como protetor da humanidade contra a fome, a peste e das pessoas feridas e com doenças contagiosas. A comemoração do dia do santo, em 20 de janeiro, é marcada, principalmente, por missas e procissões.
Na Diocese de Nazaré, cinco cidades são apadrinhadas por São Sebastião: Itaquitinga, Lagoa de Itaenga, Limoeiro, Machados e Surubim. Mas em muitas outras paróquias, capelas e comunidades, a realização de tríduos e novenas em honra ao glorioso mártir já é uma tradição e atrai uma multidão de fiéis.
Na maior parte dos lugares, as festividades aconteceram entre o período de 10 a 23 de janeiro de 2023. No município de Machados, contudo, o novenário começou no dia 20 de janeiro de 2023 (sexta-feira) e segue até o dia 30 de janeiro de 2023 (segunda-feira). O tema deste ano é “Vocação: Graça e Missão”, em consonância com o 3º Ano Vocacional da Igreja no Brasil, conforme proposto pelo Encarte III do Plano Diocesano de Pastoral (2020-2023).
Todos os dias há celebração eucarística às 06h e novena às 19h. No dia 28 de janeiro de 2023 (sábado), haverá uma procissão com ciclistas, motoristas e motoqueiros.
Dia da festa (29/01/23): 06h – alvorada com repique de sinos; 07h – santa missa; 10h – solene celebração eucarística presidida pelo Pe. Antonio Inácio (vigário geral e pároco de São Sebastião em Surubim); 16h – celebração eucarística presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena; 17h30 – procissão com a imagem de São Sebastião por algumas ruas da cidade, seguida de bênção do Santíssimo Sacramento. Na segunda-feira (30/01/23), às 19h, acontecerá a missa e a subida da imagem do excelso padroeiro.
Acompanhe a programação pelo Facebook da Paróquia São Sebastião de Machados.