“Rezei muito por toda nossa querida Diocese de Nazaré. Uma experiência renovadora de toda a nossa missão”, disse Dom Lucena sobre a visita ad limina.
Nesta sexta-feira, 20 de maio de 2022, aconteceu o encerramento da Visita ad Limina Apostolorum dos 20 bispos e um administrador diocesano do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2). A conclusão se deu com a tão esperada audiência com o Santo Padre, o Papa Francisco, no Palácio Apostólico, no Vaticano, às 10h30 (horário de Roma).
Para o bispo de Nazaré, Dom Francisco Lucena, este “foi um momento de renovação da nossa missão: tocar em Pedro. Nossa gratidão a Deus pelo privilégio de estar com o Papa Francisco”, disse.
Este momento é o ponto forte da visita, tendo em vista a oportunidade de diálogo, comunhão e proximidade com o Sucessor de Pedro. Antes do encontro com o Pontífice, os religiosos celebraram a eucaristia no Colégio Pio Brasileiro, onde estiveram hospedados esses dias.
Na conversa, que durou duas horas, com o episcopado brasileiro das províncias eclesiásticas de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, Francisco destacou a importância da proximidade com Deus, com o clero e o povo.
Sobre a experiência do encontro com o Papa Francisco, o bispo de Nazaré partilhou: “foi de uma acolhida extraordinária, sem formalidade, testemunho do que fala, deixando todos à vontade. O semblante do Papa era de alegria, mesmo de cadeira de rodas por causa das dificuldades no joelho. O Papa faz-se irmão entre os bispos. Ele escuta, coloca-se à disposição e pede que os bispos estejam próximos de Deus, dos bispos mesmos, dos padres e do povo de Deus“.
Em entrevista ao Vatican News, o bispo de Garanhuns-PE e presidente do Regional Nordeste 2, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, comentou sobre a audiência:
“[…] Conversamos sobre catequese e iniciação à vida cristã; o cuidado com os pobres, as consequências da pandemia, a presença dos bispos como irmãos mais velhos que acompanham, que oram, que participam da vida do seu povo e com o povo de Deus. E como o povo de Deus faz a vida cristã acontecer na porção do Povo de Deus que lhe foi confiado. Saímos daqui imensamente felizes, orando pelo Papa e também com a certeza de que o Papa ora por nós”.
Unidade e colegialidade episcopal
A Visita ad Limina começou na segunda-feira (16). Ao longo dos dias, os bispos da CNBB Nordeste 2 participaram de reuniões nos diversos dicastérios da Cúria Romana para a troca de experiências e receberam orientações da Igreja de acordo com a área de cada departamento. A primeira visita aconteceu na Congregação para a Educação Católica e a última na Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores. Além disso, realizaram um roteiro de celebrações nas basílicas papais: Basílica de São Pedro, Basílica de São João de Latrão, Basílica de Santa Maria Maior e Basílica de São Paulo Fora dos Muros.
* Com informações do Vatican News e CNBB NE2
Imagem de capa: Vatican Media