O clero diocesano de Nazaré esteve reunido na manhã do dia 3 de outubro de 2023, terça-feira, no Centro Diocesano de Pastoral (CDP), em Carpina-PE. O encontro mensal começou, como de costume, com a oração do Ofício das Leituras, seguida da leitura da ata da última reunião.
Na pauta de abertura, o bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, convidou o coordenador diocesano da Renovação Carismática Católica (RCC), Cleyton Fidelis, para falar da ação proposta pelo Ministério Fé e Política da RCC Nacional, por meio do movimento Pró-Vida, referente à ADPF 442, que pede a legalização do aborto, no Brasil, até 12 semanas de gestação.
O objetivo é apresentar aos vereadores a moção de Aplausos ou Apoio e pedir aos mesmos que possam aprová-la na câmara. Essa moção de aplausos e de apoio ao Congresso Federal serve para mostrar que, como legítimos representantes do povo, as câmaras de vereadores se posicionam contra o aborto. “Não haverá nota de repúdio ao STF, mas de apoio ao Congresso no tocante à defesa da vida. E estamos aqui para pedir a colaboração dos senhores padres, a fim de conseguirmos chegar a vereadores que possam abraçar essa causa”, disse Cleyton.
O coordenador da RCC na Diocese de Nazaré informou, ainda, após questionamento do bispo diocesano, que já existe um texto pronto – a ser ajustado com as informações de cada cidade – para ser apresentado aos vereadores. E salientou: “se o acesso à RCC local, por meio dos grupos de oração, for difícil, podem entrar em contato comigo ou com o padre Eduardo José, assistente eclesiástico diocesano da RCC, que pode fazer essa ponte também”.
O prelado reiterou que esse é um assunto polêmico, mas é necessário se posicionar, não cegamente, mas buscando os meios adequados para isso. “Essa campanha tem o efeito bonito de pressionar o Congresso a retomar a sua pauta, a sua finalidade, como representantes do povo, na defesa da vida, desde a concepção até o seu fim natural. E Não podemos fazer isso como algo pessoal, mas institucional; não é um projeto de Cleyton, da RCC, mas de toda a Igreja. Não estamos pedindo um favor; é uma tarefa deles [dos vereadores]: lutar pela defesa de vidas indefesas”, asseverou.
PASTORAL DA CRIANÇA
O coordenador diocesano da Pastoral da Criança, Welison Henrique, partilhou um pouco sobre as dificuldades atuais da referida pastoral no tocante à queda do número de crianças e gestantes acompanhadas, em razão da evasão de líderes comunitários. Além de algumas dificuldades no uso do aplicativo e no envio das FABS (Folhas de Acompanhamento Básico da Saúde), o problema, segundo Welison, é que os recursos (provenientes da sede nacional) destinados à celebração da vida não estão chegando, e os agentes, desmotivados, “estão abandonando a missão”.
Conforme as informações apresentadas, há paróquias que ainda não têm a Pastoral da Criança; e outras, por sua vez, não estão em funcionamento, pois já há alguns meses não realizam os trabalhos nem enviam os relatórios. “Desde abril de 2023, os líderes paroquiais não recebem os recursos; alguns coordenadores se desmotivaram e trilharam outros caminhos”, reiterou. O objetivo de sua fala foi motivar os padres a contribuírem com o resgate da pastoral da criança, como uma ação pastoral em suas respectivas comunidades paroquiais.
O bispo diocesano, em sua colocação, recordou que, na Igreja Particular de Nazaré, em termos de pastoral social, a Pastoral da Criança era a que mais funcionava (no que se refere ao acompanhamento de crianças, gestantes, famílias), e lamentou: “vínhamos num ritmo bom, como diocese piloto, mas não estamos conseguindo ir adiante”. E prosseguiu: “há um percentual grande de crianças e famílias pobres que deveriam estar sendo assistidas, e que não estão recebendo mais a ajuda necessária”.
Em suas últimas palavras, Dom Lucena insistiu: “Eu conto com vocês! Isso é pastoral, isso é nosso. Às vezes, precisamos passar por certas dificuldades para reaprendermos: o que falta, o que pode ser feito? O que fazer para nos restaurarmos? Os problemas de fora influem, mas precisamos dar uma resposta aqui, na nossa realidade, encontrar uma saída juntos. O problema, muitas vezes, está no método (repensar, analisar, planejar). Quero uma resposta pastoral, e não financeira, nesse momento!”, enfatizou, comunicando que não haverá a Campanha Reis Magos este ano.
Apesar dos desafios a serem superados, a Pastoral da Criança comemorará, este ano, os seus 35 anos de presença e missão na Diocese de Nazaré. A celebração festiva acontecerá no dia 3 de dezembro de 2023, das 8h às 12h, no CDP, em Carpina-PE.
ENERGIA SOLAR
Dois representantes da CentrySol, de Guarabira-PB, estiveram presentes na reunião do clero na última terça-feira (3/10). A CentrySol é uma empresa do Grupo Centry que vem atuando potencialmente na distribuição de soluções para a geração de energia solar para todo o Brasil.
Eles ficaram disponíveis para atender pessoalmente os sacerdotes que precisassem tirar dúvidas acerca de alguns problemas referentes às contas de energia:
– Há unidades que não estão recebendo o papel com a conta de energia. Estes foram orientados a ir até a Celpe e realizar um cadastro para receber, por e-mail ou pelo celular (via WhatsApp), a conta de energia;
– Outras unidades estão recebendo a conta de energia, mas estão pagando acima da taxa prevista. Isso se deve porque a base para o consumo de energia, na construção do projeto da energia solar, foi feita no período pandêmico ainda, e essas unidades estão consumindo mais que o calculado. É preciso apresentar o papel para requerer um ajuste na porcentagem (para que chegue mais energia) e, consequentemente, nos valores da taxa;
– Existem, ainda, as unidades que estão com sobras de kilowatts (porque consomem menos que o esperado); estas sobras podem ser direcionadas a outras unidades.
COMUNICADOS DO BISPO DIOCESANO
– ASSEMBLEIAS DE PASTORAL: as assembleias regionais de pastoral já foram realizadas (até o dia 30 de setembro de 2023); os relatórios devem ser enviados até o dia 12 de outubro de 2023 para o e-mail do Secretariado Pastoral ([email protected]) ou para o Whatsapp de Dênes Souza (Pascom Diocesana): 081 99997-3064.
A Assembleia Diocesana de Pastoral será realizada em 27 de outubro de 2023, sexta-feira, no Centro Diocesano Pastoral, e refletirá sobre diocesaneidade, de modo a criar uma cultura de comunhão e a vencer individualismos e isolamentos.
– FINADOS: celebrar missas no dia de finados, inclusive nos cemitérios. “Não perder essa tradição”, pontuou.
– ATUALIZAÇÃO TEOLÓGICA DO CLERO: no dia 31 de outubro de 2023 (das 8h30 até às 17h) e 1º de novembro de 2023 (das 8h30 às 12h), no CDP, em Carpina-PE. O assessor será Dom Jerônimo Pereira, OSB, monge beneditino e doutor em Sagrada Liturgia, que vai trabalhar a terceira edição do Missal Romano.
* Os missais foram entregues a todos os padres (uma quantidade específica por paróquia/área pastoral) ao final da reunião do clero.
– PASTORAL DA SAÚDE: de 6 a 8 de outubro de 2023, acontecerá o XIV Congresso de Humanização da Pastoral da Saúde do Regional CNBB NE2, em Palmares-PE. A Diocese de Nazaré irá enviar três representantes: um da Paróquia São José (Carpina), outro da Paróquia Divino Espírito Santo (Paudalho), ligados à referida pastoral, e um irmão da Congregação de Santa Cruz com experiência na área.
– NOVENAS DE NATAL: chegarão esta semana e serão separadas para serem distribuídas e usadas nas paróquias e áreas pastorais, em preparação para o Natal do Senhor.
– SUBSÍDIO MÊS DE MAIO 2024: material em PDF produzido e disponibilizado pelo Regional NE2 da CNBB; as dioceses e/ou paróquias podem organizar a impressão desse subsídio, se assim o quiserem.
– NOVA ÁREA PASTORAL: no dia 20 de setembro de 2023 (quarta-feira), às 19h, na Igreja de São João Batista, no Distrito de Lagoa de João Carlos, município de Frei Miguelinho-PE, o bispo diocesano, Dom Francisco Lucena, se reuniu com a comunidade local e representantes das capelas que irão compor a nova área pastoral.
A data de criação da Área Pastoral São João Batista, em Lagoa de João Carlos, foi definida para o dia 4 de novembro de 2023, sábado, às 19h, com a liturgia da Solenidade de todos os Santos. O administrador paroquial será o padre Gemerson Ferreira, definido e divulgado na tarde do dia 3 de outubro de 2023, após reunião com o Conselho Presbiteral.
* Confira comunicado de transferências e estágio pastoral aqui!
– CUIDAR CUIDANDO: esta primeira etapa será concluída no próximo dia 18 de outubro de 2023 (quarta-feira).
OUTRAS COMUNICAÇÕES
– ASSEMBLEIA REGIONAL NE2: “com foco na caminhada da sinodalidade, buscou-se retomar a diocesaneidade, a experiência de fé em vista da missão universal, de modo a não perder a identidade nem a comunhão com a Igreja universal. Haverá desdobramentos ainda, inclusive em nossa assembleia diocesana”, partilhou o padre Aluísio Ramos (representante do clero diocesano), um dos participantes do encontro.
A 58ª edição da Assembleia Pastoral do Regional Nordeste 2 da CNBB aconteceu entre os dias 26 e 28 de setembro de 2023, no Convento Ipuarana, em Lagoa Seca (PB), e refletiu sobre o tema “Diocesaneidade: ser igreja a partir da igreja local”. Da Diocese de Nazaré, participaram o bispo diocesano, Dom Francisco Lucena, o padre José Paim (representante do núcleo diocesano da CRB), padre Pedro Nascimento (coordenação diocesana de pastoral), padre Aluísio Ramos e mais dois leigos: Luis Souza (Umari) e Jair Nascimento (Comunidade Crux Sacra).
– PASTORAL FAMILIAR: Semana Nacional da Vida e do Nascituro (de 1º a 8 de outubro de 2023) – com o mesmo subsídio já entregue e utilizado na Semana Nacional da Família 2023. “Promover e nos posicionarmos em defesa da vida”, ressaltou o padre Ayrton Barbosa, assessor eclesiástico diocesano da PF.
– APOSTOLADO DA ORAÇÃO: no dia 8 de outubro de 2023, domingo, o evento Vinde a Mim reunirá membros do Apostolado da Oração – Rede Mundial de Oração pelo Papa, no Centro Diocesano de Pastoral, em Carpina; haverá palestras, louvor e adoração, encerrando com a santa missa presidida pelo bispo diocesano, às 14h.
– MÊS MISSIONÁRIO: realizar a novena missionária (os subsídios já foram entregues) e a coleta missionária (21 e 22 de outubro de 2023), a partir do tema da Campanha Missionária 2023: “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo”, cuja inspiração bíblica, baseada no texto dos discípulos de Emaús, é: “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,13-35).
“Que possamos viver bem esse mês missionário e colher os frutos”, animou o padre Simeão Dantas, assistente do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI). O bispo diocesano também instigou os presentes a entregarem as novenas ao povo, para celebrar bem e motivar a coleta.
– CONGRELIT: “Sacrosanctum Concilium 60 anos: desafios e perspectivas pastorais” é o tema do VI Congresso Regional de Liturgia (Congrelit) da CNBB NE2, que acontecerá de 12 a 15 de outubro de 2023, na cidade de Cajazeiras-PB. Dois padres da Diocese de Nazaré (padre Marcílio Emmanuel, coordenador diocesano da Pastoral da Liturgia, e o padre Julio César) e três leigos estarão participando.
* No dia 11 de novembro de 2023, sábado, no Centro Diocesano de Pastoral, em Carpina, haverá uma reunião com as coordenações paroquiais de liturgia.
– PASTORAL DOS ROMEIROS: o Encontro Diocesano dos Romeiros será no dia 20 de outubro de 2023, sexta-feira, a partir das 18h (concentração na praça de eventos), em Lagoa de Itaenga-PE, com a presença do padre Cícero José, reitor da Basílica de Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte-CE.
– DNJ E ANO VOCACIONAL: a Diocese de Nazaré celebrará o Dia Nacional da Juventude em 22 de outubro de 2023, domingo, juntamente com o encerramento diocesano do 3º Ano Vocacional da Igreja no Brasil.
– COMISSÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA: encontro com as comissões paroquiais de catequese no dia 4 de novembro de 2023, sábado, no Centro Diocesano de Pastoral, em Carpina.
– CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2024: haverá um Seminário de Formação, a nível regional (CNBB NE2), nos dias 5 e 6 de dezembro de 2023, no Convento de Camocim de São Félix-PE, sobre a Campanha da Fraternidade 2024, com o tema: “Fraternidade e Amizade Social” e lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8).
* No dia 19 de novembro de 2023, domingo, na celebração do 7º Dia Mundial dos Pobres, acontecerá, no CDP, em Carpina, sob a coordenação do Pe. Elias Jordan (coordenador diocesano das Campanhas da Igreja Católica), o encerramento da Campanha da Fraternidade 2023 (Tema: “Fraternidade e Fome” e Lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16)), com algumas famílias assistidas pela Pastoral da Criança.
– CULTURA E EDUCAÇÃO: no dia 29 de outubro de 2023, domingo, haverá o segundo encontro de espiritualidade católica para professores, no Mosteirinho e Espaço Reconciliação, em Limoeiro-PE. O padre José Ramos, coordenador da Comissão Diocesana da Cultura e Educação, colocou-se à disposição para conversar com gestores, professores e interessados, a fim de fazer uma apresentação do livreto que foi produzido, de modo a dar encaminhamento às atividades da referida comissão.
– PEREGRINAÇÃO DA IMAGEM AUXILIAR DA MÃE RAINHA: o padre Wellington Maciel, assistente eclesiástico diocesano do Movimento Apostólico da Mãe Peregrina de Schoenstatt (Mãe Rainha), agradeceu a todos que receberam e celebraram a visita da imagem peregrina da Mãe Rainha (que visitou todas as paróquias da Diocese de Nazaré).
* Ao lembrar que, em 2025, o referido movimento irá comemorar os seus 75 anos no Brasil, o assistente eclesiástico da Mãe Rainha disse que muita coisa até lá ainda será vivenciada e fez um apelo para que os padres não deixem de celebrar a missa, no dia 18 de cada mês, com a renovação da Aliança de Amor. “São quase 1500 santuários percorrendo a casas, famílias, comunidades e paróquias de nossa diocese”, disse.
– ESCOLA TEOLÓGICA: até o final do mês de outubro chegará ao e-mail de cada paróquia/área pastoral as fichas para as matrículas na Escola Teológica Pastoral Nova Evangelização – ETPNE (são três vagas por paróquia/área pastoral). Elas devem ser preenchidas e enviadas por e-mail ([email protected]) ou entregues presencialmente, até o dia 31 de dezembro de 2023, na secretaria da escola.
* O diretor da ETPNE, padre Marcos Antonio, pediu a atenção e ajuda dos padres no que se refere a viabilizar transporte para os alunos, tendo em vista que há uma perda de discentes por causa dessa questão.