Aos 13 de julho de 2016, durante o pontificado do Papa Francisco, a Diocese de Nazaré acolhia, com muita alegria, a notícia da nomeação de Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena para pastorear o rebanho desta Igreja Particular centenária. Sua posse aconteceu no dia 18 de setembro do mesmo ano, numa cerimônia realizada em frente à Igreja Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Nazaré da Mata (PE). Seu lema episcopal é: “Lux Vestra Luceat” – “Que brilhe a vossa luz” (Mt 5,16).
Em mensagem de vídeo, divulgada em 23 de julho de 2016, no canal do Youtube da Pascom Diocese de Nazaré, Dom Lucena saúda os diocesanos de Nazaré e fala das expectativas para a sua chegada à Zona da Mata Norte de Pernambuco:
“Irei para servir, para aprender com as crianças, com os jovens, com os adultos, com os idosos. Chegará, nesta querida Diocese de Nazaré, um bispo que vai em missão para a prender com todo este povo bom, que tem uma caminhada bonita, já vivendo a expectativa da celebração dos 100 anos de diocese”, disse.
Uma das grandes marcas de Dom Francisco Lucena é o ardor missionário: estar no meio do povo, para conhecer, instruir e servir esse mesmo povo. Desde que chegou à Diocese de Nazaré, no tempo de preparação para as comemorações de seu ano jubilar, fez questão de visitar todas as paróquias e áreas pastorais desta Igreja Particular. Nos seus discursos, o insistente apelo para tornar Jesus o centro da nossa vida e da nossa missão:
“Jesus, o nosso Bom Pastor, é o centro de toda a vida. Que estejamos com o Senhor em toda a nossa vida, fortalecendo a nossa ação pastoral e missionária, como uma Igreja em saída”.
No próximo dia 21 de julho, também, Dom Lucena comemora 30 anos de ministério presbiteral. Ele foi ordenado sacerdote aos 21 de julho de 1991, na Catedral de Sant’Ana, Diocese de Caicó-RN.
Somos muito gratos a Deus por sua vida e missão em nosso meio, e por um pastoreio tão marcado pelo cuidado, proximidade e zelo pastoral. Rezemos pelo nosso bispo diocesano!
Conheça um pouco mais da biografia do 8º bispo diocesano de Nazaré, nascido em 19 de outubro de 1963, em Jardim do Seridó, no Rio Grande do Norte. Clique aqui!
Recorde a mensagem de saudação enviada por Dom Francisco Lucena à Diocese de Nazaré, por ocasião de sua nomeação:
MENSAGEM DE SAUDAÇÃO À DIOCESE DE NAZARÉ
“Que brilhe a vossa luz ” (Mt 5,16). Venho até vocês, amados irmãos e irmãs da Diocese de Nazaré, para saudar a todos com um abraço fraterno. Dirijo-me a todos vocês, membros desta Igreja que está na Zona da Mata Norte do Estado de Pernambuco, com muita alegria e apreço. Saúdo o Sr. Arcebispo e os bispos da Província Eclesiástica de Pernambuco, principalmente os bispos eméritos de Nazaré: Dom Frei Severino Batista de França e Dom Jorge Tobias de Freitas. São todos já meus irmãos prediletos.
Saúdo, de modo muito particular, os padres e diáconos desta Diocese, meus primeiros e mais próximos colaboradores. Contem comigo, assim como espero poder contar com vocês! Ao Pe. Antônio Inácio Pereira, administrador diocesano, agradeço todas as forças dedicadas à nossa Igreja diocesana de Nazaré. Saúdo todas as autoridades constituídas no poder legislativo, judiciário e executivo e os habitantes dos 35 municípios que compõem nossa Diocese e nossas comunidades eclesiais.
Meus cumprimentos fraternos aos religiosos e às religiosas, que, com a diversidade de seus carismas e com seu testemunho de vida, colocados a serviço da Igreja Particular, contribuem para a evangelização e para a construção do Reino de Deus. Saudações aos seminaristas e vocacionados, esperança da Igreja no futuro da evangelização, aos quais desejo que sejam perseverantes em sua caminhada de discernimento e formação. Quero saudar os leigos e leigas engajados nas mais diferentes atividades pastorais. Conto com seu protagonismo, pois, com sua presença e seu testemunho cristão, podem fazer chegar o Evangelho aonde nós não conseguimos chegar. Como nos ensina o Papa Francisco: “um pastor não se compreende sem um rebanho, que está chamado a servir. Muitas vezes vamos à frente abrindo caminho, outras voltamos para que ninguém permaneça atrás, e não poucas vezes estamos no meio para ouvir bem o palpitar do povo“.
Deus sempre nos surpreende. Surpreendeu-me com a nomeação para ser vosso 8º Bispo. Com o coração nas mãos quero falar de coração a coração, pois, para vós sou bispo mas convosco sou cristão que busca cumprir a missão. Assim, venho iniciar o meu ministério episcopal nesta Igreja Particular de Nazaré dentro do Ano Santo da Misericórdia, jubileu proclamado pelo Papa Francisco e que tanto bem tem feito à Igreja. Que seja também minha missão assim marcada por essa experiência misericordiosa.
A Diocese de Nazaré é querida e destacada por sua história e sua missão. É terra do maracatu, ritmo forte e alegre, que se reflete também no gosto de povo fiel a Deus ser Igreja. Uma Igreja madura em preparação para os 100 anos de vida e missão, com o tema: “Vós sereis minhas testemunhas”. Igreja que deve continuar avançando sempre mais, unida e sem medo de lançar as redes em águas mais profundas. Perante todos vocês, venho, para amar e servir na função que misteriosamente me foi confiada, não por meus méritos, mas pela infinita graça e misericórdia de Deus. Sei que Deus escolhe o fraco e desprezível, para fazer brilhar unicamente a sua força.
Ao tomar conhecimento que o Papa Francisco tinha me nomeado bispo de Nazaré, supliquei a Deus e senti que o abandono consciente à sua vontade tem uma força que inspira coragem. E, confio a minha missão à Nossa Senhora da Conceição, nossa excelsa padroeira, Mãe da Misericórdia.
Ao saudar-vos, já tenho todos no meu coração. “Peço que lutem comigo nas orações que vocês dirigem a Deus em meu favor” (Rm 15,30). Nos encontraremos dia 18 de setembro, um domingo, data já marcada para a posse canônica, às 17h. Rezem por mim! Deus os abençoe e guarde.
Guarabira, 13 de julho de 2016
Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena
Bispo nomeado da vacante Diocese de Nazaré – PE
* Imagem de capa: Pascom Vicência