Na reunião do clero deste mês de abril (2/4/2024, terça-feira), o bispo diocesano, dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, se reuniu com padres, diáconos, seminaristas estagiários e leigos para tratar de pautas importantes à caminhada pastoral da Diocese de Nazaré. O encontro aconteceu no Centro Diocesano de Pastoral (CDP), em Carpina-PE, e teve início, como de costume, com a oração da Liturgia das Horas e leitura da ata da reunião anterior.
De início, dom Lucena falou, brevemente, acerca de sua ida, no dia 12 de março de 2024, à Arquidiocese de Porto Velho, em Rondônia-RO, para levar mais um padre e um seminarista para a missão, como parte do projeto Igrejas-irmãs da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O padre Magno Anacleto ficou na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Machadinho d’Oeste, juntamente com o padre Elias Roque e o diácono Robson da Silva. Já o seminarista José Ricardo, em estágio pastoral, foi para a Paróquia São João Batista, em Cujubim-RO, onde estão o padre José Falcão e o diácono Paulo de Santana.
Durante o período em que lá esteve (12 a 14/3/24), o prelado presidiu a eucaristia na casa das Irmãs Combonianas, na Catedral de Porto Velho (Sagrado Coração de Jesus), bem como a missa de acolhida e apresentação dos missionários da Igreja Particular de Nazaré, com quem se reuniu, durante uma tarde, para um momento de avaliação e partilha das perspectivas.
Além de padres e seminaristas na Arquidiocese de Porto Velho-RO, a Igreja de Nazaré conta com um sacerdote na Diocese de Araçuaí, em Minas Gerais-MG, o Pe. José Raimundo; e outro, o Pe. Genilson Sousa, foi enviado às Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília-DF, para colaborar como secretário da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF), durante o período de 2021 a 2024.
Na ocasião da reunião do clero, dom Francisco Lucena comunicou que, a pedido do arcebispo dom Roque Paloschi, e concordância do padre Elias Roque, este permanecerá por mais três anos em missão no lugar.
Informou, também, que aproveitou a viajar para marcar a data de ordenação presbiteral dos quatro diáconos transitórios (Diác. João Firmo, Diác. Leandro Gomes, Diác. Paulo de Santana e Diác. Robson da Silva), que acontecerá no dia 8 de junho de 2024, às 17h, na Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Nazaré da Mata-PE.
SÍNODO DOS BISPOS
O coordenador diocesano de pastoral, padre Pedro Nascimento, falou que a síntese desta nova fase de escuta diocesana para o sínodo (construída a partir dos contributos regionais) já foi enviada à equipe nacional, com os acréscimos propostos na última reunião do clero (5 de março de 2024), na qual sugeriu-se a inclusão de relatos sobre o Sede Santos (evento anual realizado pela RCC), a Escola Teológica Pastoral Nova Evangelização (ETPNE) e a Obra das Vocações Sacerdotais (OVS), como testemunhos de práticas e experiências significativas para fazer crescer o dinamismo sinodal missionário.
CODIP, ANO DA ORAÇÃO E DIOCESANEIDADE/SINODALIDADE
O Conselho Diocesano de Pastoral (CODIP) se reuniu no dia 22 de março de 2024, no CDP, em Carpina, para decidir e planejar algumas ações referentes ao Ano da Oração, convocado pelo Papa Francisco para 2024, bem como acerca do Plano Diocesano de Pastoral. O encontro contou com uma boa representação de padres e leigos representantes das sete regiões pastorais que compõem o território diocesano de Nazaré.
Formação do Conselho Diocesano de Leigos – Ficou decidido que cada coordenador de Região Pastoral (RP) deverá indicar um membro para compor o referido conselho, desde que não seja o leigo que já representa a RP no CODIP. Assim que for construído o referido conselho, a diocese oferecerá a justa formação para os integrantes. Os coordenadores deverão apresentar os nomes até o dia 30 de abril de 2024 ao coordenador diocesano de pastoral.
Acompanhamento da implementação do Plano Diocesano de Pastoral nas paróquias e regiões pastorais – os coordenadores das regiões pastorais, juntamente com os vice-coordenadores, farão visitas de cunho formativo às comunidades paroquiais e áreas pastorais de sua região, visando apresentar os elementos fundamentais do plano diocesano em vigência para 2024. Na ocasião, junto às comunidades e suas lideranças, farão o levantamento de como está sendo vivenciado o plano. Assim, os leigos tomarão maior conhecimento acerca dos caminhos pastorais de nossa diocese e certamente poderão contribuir com mais eficácia para o desenvolvimento dos trabalhos.
Sobre isso, dom Francisco Lucena salientou que o objetivo é conferir se os pilares estão sendo vivenciados, a partir das ações e metas propostas, tendo em vista que, já há um tempo, muitas delas estão sendo repetidas e ainda não foram executadas. “É preciso que façamos acontecer. Se não, no próximo ano, as mesmas pautas voltarão a aparecer. Contamos muito com os coordenadores das regiões e com os senhores”, disse.
Semana Diocesana de Oração nas paróquias e áreas pastorais – 14 a 19 de maio de 2024, Semana de Oração pela Unidade da Igreja, a ser realizada nas paróquias e áreas pastorais. Será proposto um temário diocesano. O material base é a coleção sobre a oração disponibilizada pela CNBB. As paróquias a áreas pastorais deverão, de acordo com os noiteiros do mês mariano, propor as meditações e momentos orantes (levando em consideração a piedade popular e os devocionários marianos), de tal forma que participem todas pastorais e movimentos, organizados por dia, durante toda a semana, encerrando com a grande Solenidade de Pentecostes.
Dia de oração pela santificação do clero – 7 de junho de 2024, Hora Santa nas paróquias e áreas pastorais, a ser realizada em consonância com a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Pode ser utilizado o método de oração proposto no mensageiro usado pelo Apostolado da Oração, com espaço para adaptações. Essa hora não significa sessenta minutos, exatamente; precisa ser algo bem celebrado, mesmo que dure menos tempo. Os padres, com toda a comunidade, rezarão pelo clero conforme a oração proposta pelo bispo diocesano no livreto da própria ordenação presbiteral, que acontecerá no dia seguinte, 8 de junho de 2024, às 17h, na Catedral Diocesana, em Nazaré da Mata-PE.
Semana da Igreja (29/07 a 03/08/24) – Temas serão decididos a partir da coleção sobre a oração já em uso na Semana de Oração. O CODIP também irá propor um roteiro como fio condutor, com rituais celebrativos, podendo sofrer adaptações, desde que não fuja da proposta para cada dia. As regiões pastorais podem se articular, mas a prioridade é que seja pensado pela própria comunidade a partir do que será proposto pela diocese.
O encerramento diocesano, no domingo (4/8/24), vivenciando a diocesaneidade e sinoladidade, acontecerá com um retiro diocesano reunindo todas as lideranças e coordenações paroquiais, a partir das 9h, no CDP, em Carpina-PE. A finalidade é, pela oração e meditação, ajudá-los a tomar consciência de quão importante é o espírito de pertencimento à vida diocesana. O encerrando será com uma peregrinação à Catedral, onde será celebrada a santa missa pelo bispo diocesano.
24 horas para o Senhor: a partir de 2025, o CODIP definirá uma programação a ser realizada. A sugestão é que este momento aconteça no dia do mutirão de confissões de cada paróquia e área pastoral, durante a quaresma. As “24 horas para o Senhor”, uma iniciativa quaresmal de oração e reconciliação desejada pelo Papa Francisco e celebrada todos os anos nas dioceses de todo o mundo, na véspera do quarto domingo da Quaresma, vai já na sua 11ª edição. Em preparação para a Ressurreição Pascal, na sexta-feira à noite e durante todo o dia de sábado, propõe-se às comunidades eclesiais que prevejam uma abertura extraordinária das igrejas, de modo a oferecer aos fiéis a possibilidade de se deterem, a qualquer momento, em adoração e de se confessarem.
Lives sobre os Documentos do Vaticano II – Continuarão a acontecer, como no ano passado, e as paróquias e áreas pastorais devem ser motivadas a assistir ao vivo. O Pe. Pedro irá convidar os próximos conferencistas e planejar as datas.
CONTABILIDADE
O responsável pela contabilidade da Diocese de Nazaré, Jailson Gomes Galdino, esteve presente na reunião do clero para tirar dúvidas acerca das emissões frequentes de notas fiscais de serviço, especificamente os serviços de diaristas e pessoas autônomas, que não dispõem de CNPJ e precisam ter inscrição de PIS/NIS para ser informada a Receita Federal e recolhidos os devidos impostos.
Ele explicou que após a emissão da nota fiscal pela prefeitura, esta deve ser enviada ao escritório de contabilidade para os cálculos dos tributos e para ser registrada no Curia Online. Nesses casos, como o trabalhador não paga tributos, quem arca com essas taxas é a própria paróquia (chegando a um valor de até 36% sobre o valor do serviço).
Lembrou, ainda, que a função do escritório é apenas a de notificar e encaminhar a conta para as paróquias (as guias com as cobranças a serem pagas). “A única forma de se livrar dos impostos é contratar uma empresa. Não há o que fazer! E se for uma obra longa, a melhor opção é contratar a pessoa e registrá-la”, sugeriu.
COMUNICADOS DO BISPO DIOCESANO
– Dom Francisco Lucena comunicou que o Diácono Permanente Edvaldo Batista será excardinado da Diocese de Nazaré, em função de questões de trabalho e acompanhamento da família. O mesmo será incardinado na Arquidiocese de Olinda e Recife, já tendo sido aprovado e acolhido pelo arcebispo dom Paulo Jackson, justamente por trabalhar e residir no Recife, facilitando, com isso, a acessibilidade para os serviços pastorais a serem desempenhados.
– Quatro padres da Diocese de Nazaré participarão da Escola de Formação para Orientadores Espirituais (EFOE) dos seminários, proposta pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada do Regional NE2 da CNBB. Estarão participando do curso: Pe. Hugo Estevão, Pe. Marcos Antonio, Pe. Romário Silva e Pe. Ronaldo Gomes.
O curso acontecerá em quatro módulos, dois em cada semestre: os dois primeiros de forma online (1º: 4/4 a 24/5/24 e 2º: 29/5 a 16/8/24, nas quintas e sextas-feiras, das 9h às 10h30) e os dois últimos módulos de forma presencial, na sede da CNBB NE2, em Recife-PE (3º: 2 a 6/9/24 e 4º: 2 a 6/12/24).
OUTRAS COMUNICAÇÕES
– FUNCIONÁRIOS: reunião com os funcionários da diocese, na manhã do dia 10 de abril de 2024, quarta-feira, no Centro Diocesano de Pastoral, em Carpina-PE.
– CATEQUESE: nos dias 13 e 14 de abril de 2024, será realizado, no CDP, em Carpina, o Encontro com as Comissões Paroquiais de Catequese. Na ocasião, disse o coordenador diocesano da Comissão Bíblico-Catequética, padre Romário Silva, será apresentado o esboço do Diretório de Catequese (em construção).
“Enviem catequistas que estão diretamente ligados ao trabalho e coordenação da catequese em suas paróquias e áreas pastorais”, disse ao clero, orientando os padres a ajudarem os que estarão no encontro a fazer o repasse dessas informações aos demais catequistas, visto que a comissão diocesana ainda não tem estrutura suficiente para visitar paróquia por paróquia. “Apostamos no trabalho de multiplicação”, enfatizou.
Padre Romário informou ainda que, neste encontro do mês de abril, começará a falar sobre os novos subsídios a serem usados no batismo, eucaristia, crisma e catequese de adultos: a coleção “Casa de Iniciação Cristã”, de Leomar A. Brustolin, também em uso nas paróquias de Rondônia, como pontuou dom Lucena.
“É um material com uma linguagem mais acessível. E a proposta é que no ingresso dos novos grupos (com inscrições em junho e agosto e início em setembro) essa transição já comece a acontecer, seguindo os passos da catequese de inspiração catecumenal”, disse padre Romário.
– PASTORAL DA CRIANÇA: houve uma auditoria recente e a Diocese de Nazaré continua sendo a maior, no Brasil, em número de assistidos (e esse quantitativo vem crescendo), com 85% da prestação de contas funcionando bem (há uma comunicação, a cada cinco meses, com os coordenadores paroquiais), conforme destacou o coordenador diocesano, Welison Henrique.
Ele falou, também, da missão de reimplantar a Pastoral da Criança em algumas paróquias (citou Timbauba, Goiana, São Lourenço, Machados) e criá-la em localidades onde ainda não existe (propôs Angélicas e Lagoa de João Carlos), recordando que cada líder deve acompanhar entre 15 e 20 crianças, para favorecer um melhor acompanhamento.
Dom Lucena voltou a pedir aos padres que motivem os leigos, religiosos e consagrados a assumirem essa causa: “Estamos com mais de seis mil famílias atendidas, e esse número está subindo. Busquemos pessoas, ainda que já engajadas, mas que possam fazer crescer e acontecer o trabalho dessa pastoral, que é a maior expressão de serviço social que temos na diocese. Contamos com vocês para o apoio, motivação e acompanhamento necessários”.
– ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO: o dia da Páscoa Diocesana do ECC foi mudado, por coincidir com a data do Sede Santos – evento da RCC (28 de abril de 2024). O evento foi transferido para o dia 5 de maio de 2024, na Paróquia Santo Antônio, em Tracunhaém-PE.
– CULTURA E EDUCAÇÃO: a Comissão Diocesana da Cultura e Educação se reuniu no dia 9 de março de 2024, com representantes da área de educação das paróquias de Limoeiro, Surubim (São Sebastião), Lagoa de Itaenga, Orobó e Itambé. O objetivo foi traçar um plano de ação e encaminhamentos para o ano de 2024.
A partir de agora, terá início um trabalho de articulação por região pastoral. Inicialmente nas regiões Goiana, Limoeiro e Orobó, posteriormente a ser estendida às demais. O primeiro será realizado em 6 de abril de 2024, na região Goiana, sob a coordenação do padre Marcos Henrique, assessor eclesiástico diocesano da Pastoral Universitária.
No dia 28 de abril de 2024, último domingo do mês, haverá um momento de espiritualidade e planejamento, no Mosteirinho da Reconciliação, em Limoeiro-PE, a fim de estruturar um calendário para a celebração mariana durante o mês de maio.
– CAUSA PE. LUÍS CECCHIN: a Oração pela Causa de Beatificação e Canonização do padre Luís Cecchin foi lançada, oficialmente, no dia 26 de março de 2024, terça-feira, na missa que marcou seu 14º aniversário de falecimento. A celebração aconteceu na Igreja Matriz de São Sebastião (onde está sepultado o corpo do padre Luís), em Limoeiro-PE (reunindo as três paróquias: Carmo e Apresentação também), e foi presidida por Dom Francisco Lucena.
Foi a primeira celebração depois de iniciada, publicamente, a causa de canonização e beatificação do Servo de Deus Luís Cecchin. Foram impressos 60 mil folhetos (cada paróquia recebeu 500, na ocasião da reunião do clero), que contêm uma pequena biografia e uma oração nova, reformulada, e com aprovação eclesiástica, pela canonização e beatificação do Pe. Luis Cecchin.
“Já é Servo de Deus”, lembrou dom Lucena, “com aprovação da Congregação para a Causa dos Santos”. E explicou: “recebemos orientações do postulador da causa, Dr. Paolo Vilotta, para não colocar ‘padre’ antes do nome dele (apenas Servo de Deus Luís Cecchin), para sinalizar que todos são chamados à santidade desde e por causa do batismo”.
Todo o inquérito diocesano sobre a vida, virtudes e fama de santidade do Pe. Luís Cecchin está sendo supervisionado e conduzido, dentro das devidas normas, pelo Notário Atuário, Illmo. Dr. Ronaldo Frigini (representante brasileiro). Já foram ouvidos os dois bispos eméritos (dom Jorge Tobias e dom Severino Batista) e outras pessoas. Há ainda uma lista de outros nomes a serem entrevistados.
– ORDEM DO CARMO: nos dias 10 e 11 de maio de 2024, a Diocese de Nazaré receberá a Visita do Relicário centenário com Relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Santa Face, vindo da Basílica de Lisieux, na França, sob a organização local da Ordem Terceira do Carmo – Sodalício de Santa Teresa de Jesus de Goiana.
O convite foi feito pelo Frei Joaquim Luz, Ocarm, que apresentou a programação do evento: 10/5/24 (18h – chegada as relíquias ao Pórtico de Goiana; procissão luminosa até a Igreja do Caro, onde será celebrada a 1ª missa; 21h – translado para a Igreja de Santa Teresa D’Avila da Ordem Terceira do Carmo; 22h – santa missa com bênção das rosas, seguida de visitação e vigília até às 4h, com os grupos, movimentos e pastorais), 11/5/24 (5h – despedida das relíquias, que seguirão para o Mosteiro Santa Maria Mãe de Deus, Conde-PB).
No dia 13 de maio de 2024, as relíquias retornam à Diocese de Nazaré, desta vez para a Paróquia Santa Teresinha, em Cumaru-PE. Haverá uma programação de visitas e momentos orantes. Chegada prevista para as 8h; 10h missa solene presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco Lucena; depois, às 13h, segue para a Catedral de Caruaru.
– Foi feito um convite aos presentes para a missa por ocasião do aniversário de 18 anos de ordenação presbiteral (em 25 de março) dos seguintes padres: Artur Alexandre, Vanduy Bione, Sérgio Ramos, Sérgio Santana, Sérgio Roberto, Severino João e Augusto Cezar (Arquidiocese de Olinda e Recife, filho da Diocese de Nazaré). A celebração acontece no dia 8 de abril de 2024, Anunciação do Senhor, na Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, em Paudalho-PE.
– O padre José Cleiton Barbosa também convidou os presentes para a missa da Dedicação do Altar e Igreja Matriz de São Vicente Férrer, presidida por dom Francisco Lucena, no dia 5 de abril de 2024, marcando as comemorações dos 160 anos da referida paróquia. Ele também fez um apelo para que os padres que conhecem e tem uma história com o Pe. Tadeu Pabis, já bem debilitado, pudessem lhe fazer uma visita fraterna.