Na tarde do último sábado, 06 de novembro de 2021, Solenidade de Todos os Santos, quatro seminaristas foram ordenados diáconos transitórios para a Igreja Particular de Nazaré: Diác. Cezar Diego Tôrres do Nascimento, Diác. Gemerson Ferreira da Silva, Diác. José Júnior Rodrigues e Diác. Rodrigo Justino de Lima. A missa de ordenação aconteceu, às 17h, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, em Goiana-PE, e foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena.
Membros do clero, religiosos(as), consagrados(as), autoridades constituídas, seminaristas, Obra das Vocações Sacerdotais (OVS), familiares, amigos e fiéis da referida comunidade paroquial, e também de outras paróquias, participaram da solene concelebração eucarística, que foi transmitida pelo Facebook Paróquia de Nossa Senhora do Rosário – Goiana-PE.
“É na alegria deste dia que já celebramos a Festa de Todos os Santos e Santas, a festa que celebra nosso destino, festa de nossa chamada à santidade, e esta ordenação diaconal. Aqui nascem hoje quatro novos diáconos transitórios que serão, a seu tempo, sacerdotes de nossa Igreja. É um presente para todos nós. Glorificamos a Deus por isso!”, disse Dom Lucena em suas primeiras palavras, na homilia.
Acerca da santidade, explicou: “A santidade, para nós, é participar da vida do próprio Deus, sermos separados, consagrados por Ele e para Ele, desde o nosso batismo, para vivermos sua própria vida, vida de filhos no Filho Jesus. É assim que todo cristão é um santificado, um separado para Deus. Mas esta santidade, que já possuímos, deve, contudo, aparecer no nosso modo de viver, nas nossas ações e atitudes. E o modelo de toda a santidade é Jesus, o Bem-aventurado”.
E prosseguiu: “Ser santo é ser como Jesus, deixando-se guiar e transformar pelo seu Espírito em direção ao Pai. Esta santidade é num processo que dura a vida toda e somente será pleno na glória. […] Num mundo que já não crê nos verdadeiros valores, porque já não crê em Deus, contemplar hoje todos os santos e santas é recordar para onde vamos e qual é o sentido da nossa vida”.
“Nunca esqueçamos, meus irmãos e irmãs: ninguém é santo por suas forças, ninguém é santo por sua própria santidade; só em Cristo somos santificados, pois somente Cristo derrama sobre nós o Espírito de santidade. O nosso único trabalho é lutar para acolher esse Espírito, deixando-nos guiar por Ele e por Ele sermos transfigurados em Cristo”, lembrou.
Ainda durante a homilia, dirigindo-se aos ordinandos, o bispo diocesano os encorajou: “Não tenham medo, não tenham medo! Jesus estará convosco. Recorram sempre à Maria Santíssima; ela intercede e anima os seguidores de seu Filho, que se tornam filhos dela também, não tenham dúvida! E é com muita alegria que vos imponho as mãos. Venham para somar em nosso clero, como refletimos durante o retiro: ‘Diácono, guardião do serviço na Igreja’, e para toda a vida. […] Em nome de Jesus vos asseguro: se trilharem o amor-serviço vocês serão felizes e farão felizes a muitos. Enfim, nós, todos, não tenhamos medo de ser de Deus, não tenhamos medo de testemunhar o Evangelho! Os santos e santas nos encorajam e nos acompanham. Que os santos roguem por nós, pois o que eles foram, nós somos; e o que eles são, todos nós somos chamados a ser”.
Ao final da celebração, o padre José Edson, pároco de Goiana, manifestou sua alegria, agradeceu a presença de todos, fez um agradecimento especial às pastorais, movimentos, comunidades e a toda a equipe que trabalhou para que este momento pudesse acontecer, e reforçou a importância de todos serem dizimistas em suas paróquias. “Tenha alegria de ser dizimista na sua paróquia, pois grande parte da beleza desta igreja (Matriz de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Brancos) foi porque muita gente aceitou ser dizimista”, enfatizou.
Diante da comunidade reunida, padre Edson também firmou um compromisso público com o bispo diocesano de organizar, com amor, carinho e dedicação, com o apoio dos representantes de movimentos e pastorais, a nova Área Pastoral São Francisco de Assis, na Nova Goiana, que será criada em 2022 e cujo anúncio aconteceu, em comunicado oficial, no dia 29 de outubro de 2021, juntamente com outros atos, nomeações e transferências de sacerdotes.
Em nome dos demais, o novo diácono Cezar Diego externou seus agradecimentos, recordando o lema escolhido pelo grupo para a ordenação: “In manus tuas, Domine”, que quer dizer: “Em tuas mãos, Senhor”. “Para dizer da nossa gratidão a cada um de vocês, queremos colocá-los também nas mãos do Senhor”, falou.
Em suas palavras, citou os familiares, que sempre estiveram por perto durante o percurso; os bispos Dom Severino – Emérito (que os acolheu no seminário) e Dom Lucena (que os confirmou no chamado); os reitores, formadores, diretores espirituais, professores, padres de pastoral, funcionários e irmãos seminaristas, por caminharem juntos e contribuírem com a sua formação; padres, diáconos, religiosos e religiosas, que foram luzeiros em suas vidas; os sócios e zeladores da Obra das Vocações Sacerdotais, pessoas que rezam, zelam e colaboram com a formação dos padres desta Igreja Particular; toda a equipe de liturgia e os que participaram e acompanharam a celebração pelas redes sociais.
“E assim, colocando cada um nas mãos de Deus, nos confiamos ainda mais à oração de vocês. […] Contamos com sua ajuda, meu bispo, que é guardião de uma forma ainda maior. Contamos também com a ajuda de todos os padres, nossos irmãos no clero, irmãos mais velhos. Contamos com a bondade de todos vocês!”, concluiu.
Os neodiáconos transitórios continuarão exercendo o seu diaconato nas paróquias em que já estavam: o diácono Gemerson Ferreira na Paróquia Santo Antônio, em Tracunhaém; o diácono José Júnior na Paróquia São Sebastião, em Itaquitinga; e os diáconos Cezar Diego e Rodrigo Justino na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Machadinho D’Oeste, na Arquidiocese de Porto Velho, em Rondônia-RO, onde estão em missão com os padres Elias Roque e Maurício Nascimento, também da Diocese de Nazaré. Eles retornarão à Amazônia na próxima quarta-feira, 10 de novembro.