Sacerdotes da Diocese de Nazaré estiveram em retiro espiritual, no período de 22 a 26 de fevereiro de 2021. O retiro anual do clero aconteceu no Convento Ipuarana, em Lagoa Seca-PB, e teve como pregador o bispo de Araçuaí-MG, Dom Esmeraldo Barreto de Farias. Foram observados todos os protocolos de segurança contra a Covid-19, a saber: uso obrigatório de máscara, distanciamento e higienização. O espaço do Convento também é bastante amplo e favoreceu, com tranquilidade, a realização do encontro.
Em mensagem ao clero, o bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, que também participou do retiro, falou em renovar as forças, a mente, os propósitos pessoais e reavivar o entusiasmo pela missão. “Uma bênção na vida individual e comunitária de todos os presbíteros. Somos chamados pelo Senhor a crescer na santidade e na caridade pastoral, para que seja frutuoso o nosso ministério sacerdotal”, disse.
As meditações coletivas eram feitas por Dom Esmeraldo – sempre uma pela manhã e outra pela tarde –, seguidas de um momento de deserto (para reflexão e oração individual) e, na parte da manhã, um momento de partilha. As temáticas abordadas pelo assessor foram: “Moisés, uma experiência que nos encanta”, “A iniciativa de Deus e o caminho percorrido por Pedro”, “Paulo, servo missionário da Palavra de Deus”, “Ministros contemplativos da ação de Deus”, “Fazei isto em memória de mim” e “Discípulos missionários no caminho do Amor”.
A programação começou às 18h da segunda-feira (22), com a santa missa, e foi encerrada na manhã de sexta-feira (26), também com a celebração eucarística e alguns comunicados do bispo diocesano. Durante os dias de retiro aconteceram momentos de meditação pessoal e comunitária, missa diária, adoração ao Santíssimo Sacramento, recitação do Terço Mariano, meditação da via-sacra, celebração penitencial, oração da Liturgia das Horas e Ofício das Leituras.