Um grupo de trinta presbíteros da Diocese de Nazaré, incluindo o bispo diocesano, Dom Francisco Lucena, está em peregrinação desde o dia 20 até o próximo dia 29 de junho de 2025. O roteiro da peregrinação, realizada com a Comunidade Obra de Maria, inclui Assis, Lanciano, San Giovanni, Lisboa e Fátima, além de Roma, é claro, onde participarão do Jubileu dos Sacerdotes, entre os dias 25 e 27.
“Estamos vivenciando uma profunda experiência de fé, nesta peregrinação jubilar de esperança, passando por diversos lugares sagrados da nossa tradição cristã”, disse o padre Tony Morais (Paróquia N. Sra. do Rosário, em Camutanga-PE).
A jornada começou em Assis, onde puderam visitar e conhecer locais que enaltecem a simplicidade e o ardor missionário de São Francisco e Santa Clara. Também tivemos a oportunidade de ir ao túmulo do Beato Carlo Acutis, cuja canonização está marcada para o dia 7 de setembro deste ano.

Em seguida, seguiram para Lanciano e participaram da celebração eucarística na igreja que guarda a preciosa relíquia do Milagre Eucarístico. A santa missa foi presidida pelo bispo diocesano de Nazaré, Dom Lucena. “Essa peregrinação nos ajuda a buscar forças para continuar a missão”, declarou o prelado.
Dando continuidade à peregrinação, seguiram rumo ao Monte Gargano, onde se encontra o santuário de São Miguel Arcanjo – lugar de intensa espiritualidade e proteção celestial. O próximo destino foi San Giovanni Rotondo, cidade na qual São Padre Pio viveu grande parte de sua vida religiosa e onde se encontra o seu santuário.
Nos próximos dias (25 a 27/6), os peregrinos da Igreja Particular de Nazaré irão para Roma, onde participarão das atividades referentes ao Jubileu dos Sacerdotes. A programação incluirá o seguinte: catequese com bispos em grupos linguísticos (25); missa na Piazza San Giovanni in Laterano, que abriga a Basílica de São João de Latrão, catedral de Roma e também a mais antiga das quatro basílicas papais maiores (26); peregrinação jubilar às portas santas das basílicas papais (26); vigília de oração vocacional na Piazza San Giovanni in Laterano (26); santa missa com ordenações presbiterais presidida pelo Papa Leão XIV (27).
O roteiro será concluído em Lisboa e Fátima, onde visitarão os principais pontos turísticos religiosos, incluindo o Santuário de Fátima e os locais das aparições, dentre outros.
“Temos rezado por toda a nossa diocese, pelas vocações e por cada fiel que caminha conosco na esperança e na fé”, partilhou o padre Alex Antônio (Paróquia N. Sra. do Rosário, Santa Maria do Cambucá-PE).




