Estreia do curta-documentário acontece nesta quarta-feira, 24 de julho, com exibição gratuita na Matriz de São José
Hudson Ramos lança, nesta quarta-feira, 24 de julho de 2024, o curta-documentário “Casa do Carpinteiro”. A exibição de estreia do filme será gratuita e aberta ao público, às 19h30, na Matriz de São José, em Carpina (PE). O novo trabalho do catequista, comunicador social e produtor cultural carpinense traz um resgate histórico da primeira matriz católica da cidade, sede da Paróquia São José. Inauguradas em 1900 e 1971, respectivamente, as construções dos dois templos (o primeiro demolido e o atual) contam uma história de transição de épocas na cidade, à luz dos processos de modernização do século XX.
Para o diretor da obra cinematográfica, a produção do documentário contribui para o registro de memórias da comunidade. “A nossa paróquia tem uma bela caminhada de quase 115 anos e nós, hoje, somos quem seguimos escrevendo esta história. Para darmos passos firmes rumo ao futuro, é preciso não esquecer de onde viemos e honrar aqueles que vieram antes de nós”, partilha.
O pároco da Paróquia São José, o padre salesiano Ivan Alves, é um dos entrevistados do curta, que tem duração de dez minutos. “Toda obra de arte, seja um templo ou uma pintura, retrata não só aquilo que mostra. Tem um retrato também por trás, escondido, que são os valores, a cultura própria de um povo, as suas crenças, a forma de viver”, reflete o sacerdote, que ressalta o papel de preservação da história desempenhado pelo documentário, pois “todo o povo é contemplado, uma vez que isso fala da identidade como comunidade, como cidade”.
Fiel integrante da comunidade paroquial, onde casou-se em 1972, a segunda cerimônia matrimonial realizada na sede atual, Amélia Carneiro relembra a paróquia enquanto forte presença na vida dos católicos carpinenses. “Nesse tempo, nós já participávamos dos grupos da Igreja Matriz. Eu participava da Legião de Maria, e também da Cruzadinha Cristã quando adolescente, e o meu marido participava do grupo de Jovem AJUCAR”, recorda.
O teaser do filme pode ser assistido clicando aqui. A produção audiovisual ainda possui uma versão com recursos acessíveis de Áudio-descrição e Libras voltados para Pessoas com Deficiência (PcD). Este projeto foi financiado com recursos federais, por meio dos editais da Lei Paulo Gustavo de incentivo à Cultura, gerenciados pela Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto da Prefeitura Municipal do Carpina-PE.
Sinopse:
O curta-documentário “Casa do Carpinteiro” traz relatos históricos sobre a primeira matriz católica de Carpina, inaugurada na cidade da Zona da Mata Norte de Pernambuco no ano de 1900, e a construção da segunda e atual sede da Paróquia de São José, inaugurada em 8 de dezembro de 1971. A partir de depoimentos de membros da comunidade, o filme conta como os católicos se mobilizaram para a realização da obra, assim como a influência do pensamento de modernidade da época provocou a demolição do templo mais antigo.
Serviço:
Lançamento do curta-documentário “Casa do Carpinteiro”, de Hudson Ramos
Quando: quarta-feira, 24 de julho de 2024
Onde: Matriz de São José (Carpina-PE)
Horário: 19h30 (após a missa de Nossa Senhora Auxiliadora)
Instagram: @hudsonramos.pe
Sobre Hudson Ramos:
Hudson Ramos Santos das Chagas é mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e bacharel laureado em Comunicação Social, com ênfase em Rádio, TV e Internet, pela mesma universidade. Atualmente, o carpinense atua na área de produção cultural e é diretor da Ramos Produções, produtora voltada para assessoria de Comunicação, de Cultura e realizações audiovisuais.
Equipe
Direção, Produção e Roteiro: Hudson Ramos
Produção Executiva: Ramos Produções
Direção de Fotografia e Som: Sandokan Xavier
Edição e Finalização: Ubirajara Almeida
Acessibilidade (Áudio-Descrição): Priscila Xavier
Acessibilidade (Libras): Geane Maria