O clero se Nazaré se reuniu, como de costume, na primeira terça-feira do mês, 5 de março de 2024. O encontro, que começou com a oração do Ofício das Leituras, aconteceu no Centro Diocesano de Pastoral (CDP), em Carpina-PE. Quaresma e Sínodo dos Bispos estiveram entre as pautas abordadas.
De início, o bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, falou da importância do caminho penitencial a ser vivenciado nas paróquias e áreas pastorais neste tempo da quaresma, por meio da oração da via-sacra (nas casas, capelas, comunidades) e dos mutirões de confissão, “momentos bonitos e edificantes para as comunidades paroquiais”.
Chamou atenção, no entanto, com relação à expressão que, às vezes, é usada na divulgação dessas confissões: “‘mutirões de confissão’ e não ‘confissões comunitárias’, pontuou, alertando para esse cuidado na forma de passar as informações, a fim de não incorrer em erro, gerando confusão; e motivou também a realização de celebrações penitenciais precedendo as confissões propriamente ditas.
SÍNODO DOS BISPOS
Na sequência, o coordenador diocesano de pastoral, padre Pedro Nascimento, apresentou o resumo desta nova fase de escuta diocesana para o sínodo, que deve ser enviado à equipe nacional até o dia 15 de março do corrente ano, para a síntese a ser enviada à Secretaria Geral do Sínodo.
Na ocasião, esse material (construído a partir dos contributos regionais) foi lido e analisado conjuntamente e recebeu sugestões de ajustes e acréscimos por parte dos presentes. Foram respondidas três questões:
- A corresponsabilidade na missão de todos os membros do povo de Deus: a missão da família, nos seus diversos modelos, em preservar valores morais, da ética cristã e da fé; o ministério dos fiéis leigos nos vários ambientes sociais e no âmbito pastoral;
- Relações entre Igrejas, entre grupos de Igrejas e com o Bispo de Roma: inculturar o Evangelho, aproveitar os documentos do Papa e as orientações do Magistério da Igreja, buscar a comunhão entre os diferentes grupos (com seus dons e carismas), partindo sempre das dimensões e aspectos da sinodalidade e diocesaneidade (colegialidade de toda a Igreja – local, regional, universal): economia solidária, cultura de paz, novas tecnologias, dentre outros;
- Testemunho de uma prática ou experiência significativa para fazer crescer o dinamismo sinodal missionário: sugeriu-se a inclusão de relatos sobre o Sede Santos (evento anual realizado pela RCC), a Escola Teológica Pastoral Nova Evangelização e a Obra das Vocações Sacerdotais (OVS).
COMUNICADOS DO BISPO DIOCESANO
– As posses canônicas dos sacerdotes transferidos e nomeados no mês de fevereiro de 2024 já estão acontecendo. A lista com as datas pode ser conferida aqui.
– Escola de Formação para Orientadores Espirituais (EFOE) dos seminários: proposta pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada do Regional NE2 da CNBB, acontecerá em quatro módulos, dois em cada semestre: os dois primeiros de forma online (1º: 4/4 a 24/5/24 e 2º: 29/5 a 16/8/24, nas quintas e sextas-feiras, das 9h às 10h30) e os dois últimos módulos de forma presencial, na sede da CNBB NE2, em Recife-PE (3º: 2 a 6/9/24 e 4º: 2 a 6/12/24). Serão dois candidatos por diocese. Dom Lucena pediu mais vagas para a Diocese de Nazaré.
– Comunidade Shalom: a Comunidade Católica Shalom não abrirá uma casa de missão agora na Diocese de Nazaré, tendo em vista não ser possível assumir prontamente todos os pedidos que têm chegado à referida comunidade. Já há um tempo esse diálogo vem acontecendo, entre a Comunidade Shalom e o bispo diocesano, que lhes ofereceu um espaço em Tejucupapo (Paróquia São Lourenço, Goiana-PE) – alguns membros do Shalom foram conhecer e gostaram do local. Neste primeiro momento, contudo, um casal do elo de aliança dará continuidade a uma atividade de evangelização já iniciada na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Carpina-PE, para ir conhecendo melhor a diocese e preparar o terreno para uma futura abertura de casa de missão no território diocesano de Nazaré. O objetivo de Dom Lucena é que a Comunidade Católica Shalom desenvolva, na diocese, um trabalho voltado para a juventude.
– A Oração pela Causa de Beatificação e Canonização do padre Luís Cecchin será lançada oficialmente no dia 26 de março de 2024, terça-feira, na missa que marca o seu 14º aniversário de falecimento. A celebração acontecerá na Igreja Matriz de São Sebastião, em Limoeiro-PE, e será presidida por Dom Francisco Lucena.
– Missa do Crisma: 28 de março de 2024, quinta-feira, às 9h, na Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Nazaré da Mata-PE.
– O bispo informou que o Ir. Ronaldo Antonio de Almeida, CSC, foi eleito, em Capítulo, para mais um mandato como superior da Congregação de Santa Cruz no Distrito do Brasil.
Ele recordou, também, que a criação da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Guadalajara, Paudalho-PE, assumida pastoralmente por membros da referida congregação, acontecerá no mês de maio (período da festa), tempo em que a igreja matriz, que está em reforma, vai ficando funcional para as atividades pastorais.
– O prelado chamou atenção, mais uma vez, com relação às bandas nas festas de padroeiro, insistindo que é preciso ter cuidado com os acordos e contratos assinados junto às prefeituras, no tocante às atrações católicas patrocinadas pelas mesmas. Noutra ocasião, ele já tinha sinalizado que a realização da festa “não deve ser contra o dízimo”, no sentido de se evitar gastos excessivos que a arrecadação da festa não consegue cobrir, bem como a necessidade de fazer a distinção entre a festa da igreja e a da cidade.
– Um Báculo e um Cálice da Paróquia Nossa Senhora das Dores, de Timbaúba-PE, doados por Dom Luís do Amaral Mousinho, natural de Timbaúba, sumiram. O bispo perguntou aos presentes se alguém teria alguma informação de onde estariam esses objetos e falou que é preciso encontrá-los. “São peças de valor sentimental, afetuoso e histórico e devem ser recuperadas”, declarou.
– São Severino do Ramos: Dom Francisco Lucena deixou claro que não há nada solucionado com relação ao Santuário de São Severino do Ramos, em Paudalho-PE, e a Diocese de Nazaré. Apesar da ordem de serviço assinada pela governadora Raquel Lyra, referente à reestruturação do santuário, o que ainda está em vigor é a decisão do estado de que a Igreja Particular de Nazaré assume apenas a parte religiosa do local. “Mas tem que haver um convênio. E isso ainda não existe”, explicou Dom Lucena. Segundo o bispo de Nazaré, há um Decreto, da época do ex-governador Eduardo Campos (in memoriam), demarcando uma área de utilidade pública para desapropriar; com a sua morte, no entanto, isso não foi levado adiante. “Há planos em curso, mas não houve avanço algum com relação a isso. A desapropriação deve ser levada em questão”, disse.
– MESCs: Dom Lucena externou sua necessidade de saber quem e quantos são os ministros extraordinários da sagrada comunhão na diocese, tendo em vista que muitas paróquias estão marcando missas de investidura de novos ministros, e é preciso ter esse controle, sobretudo por parte dos padres, para poder caminhar bem e com paciência, oferecendo melhores instruções e acompanhamento para o exercício da missão, visto que já se tem muitos MESCs. O prelado recordou, ainda, que não é função do seminarista distribuir a eucaristia nas celebrações.
Com relação aos ministros da Palavra, disse que ainda se reunirá com a coordenação diocesana dos MESCs para organizar uma comissão específica para esse ministério, e pontuou: “não se pode clericalizar esse ministério, ou qualquer outro; não serão todas as pessoas investidas no ministério da Palavra. Deve haver um acompanhamento, um processo formativo”.
– O Conselho Diocesano de Assuntos Econômicos da Diocese de Nazaré propôs a unificação da contabilidade das capelas e organismos a partir do sistema financeiro e pastoral Cúria Online (já em uso). Há, também, a proposta de reservar uma porcentagem (a ser definida) na conta da paróquia para investimentos necessários nas capelas.
– Foram entregues, durante a reunião, cartazes da Campanha da Fraternidade 2024 e envelopes para a Coleta da Solidariedade, que acontecerá no dia 24 de março de 2024, Domingo de Ramos.
OUTRAS COMUNICAÇÕES
– A Assembleia Regional (NE2) do CNLB acontece de 8 a 10 de março de 2024, em Lagoa Seca-PB. A Igreja de Nazaré enviará quatro leigos, que estão reestruturando o conselho de leigos na diocese: Alaete Pedro do Nascimento (Limoeiro), Luis da Silva Souza (Umari), José Amaro da Silva Costa (Surubim), Anny Beatriz Pires da Silva Lúcio (Casinhas).
– Cultura e Educação: encontro no dia 9 de março de 2024, sábado, no CDP, com as comissões e representações paroquiais para a Cultura e Educação, com a finalidade de alinhar o plano de ação para 2024.
O Auto da Paixão de Jesus – Aos Pés da Cruz e da Glória, em sua segunda edição, será realizado no período de 22 a 26 de março de 2024, no Mosteirinho e Espaço Cultural Reconciliação, em Limoeiro-PE. O espetáculo acontece às 19h, sendo precedido pela celebração eucarística às 17h. Ingressos: R$ 10,00. Mais informações: (81) 99152-8768.
– Seminários diocesanos: o reitor do Seminário Maior Rainha dos Apóstolos, padre Cleiton Barbosa, falou sobre o documento elaborado ad experimentum (ainda não aprovado) para guiar a caminhada formativa dos seminários diocesanos, a partir de quatro pilares: humano-afetivo, espiritual, intelectual e pastoral – todos tendo como base o âmbito comunitário. Sendo fundamentado em documentos da Igreja, esse material norteia todo o itinerário, desde o ingresso no seminário ao término com a ordenação.
Ele também comunicou uma novidade no tocante ao acompanhamento das pastorais, visto que o objetivo do seminário é “formar o pastor para a pastoral, para o cuidado das pessoas”. Sendo assim, por ser um campo vasto, a nova proposta se dá por ano formativo e não exclusiva e preferencialmente por afinidade ou necessidade: em cada etapa da formação devem ser vivenciadas realidades específicas da vida pastoral, a fim de que, ao longo do processo formativo, se tenha contato com as diversas expressões pastorais da comunidade paroquial.
– Padre José Cleiton Barbosa informou, ainda, que no mês de abril de 2024 serão celebrados os 160 anos de ereção canônica da Paróquia São Vicente Férrer. O mês será marcado por vários momentos celebrativos. Destacou o dia 5/4/24, a cerimônia de Sagração e Dedicação do Altar e Igreja Matriz, com celebração eucarística presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena. Ainda no calendário de celebração dos 160 anos, haverá a realização dos festejos em honra ao padroeiro, de 21 a 30 de abril de 2024. No dia 30, marcando a culminância das comemorações, a comunidade paroquial fará memória de sua elevação canônica.
– O coordenador diocesano da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, padre Romário Silva, partilhou que, no primeiro fim de semana de março deste ano, os membros da referida comissão estiveram reunidos para um momento de planejamento e convivência. Dentre os tópicos abordados: o Plano Diocesano de Catequese e o Encontro das Comissões Paroquiais de Catequese, nos dias 13 e 14 de abril de 2024. A vivência se deu no Mosteirinho da Reconciliação, em Limoeiro-PE.
Ele lembrou que a Assembleia Diocesana de Pastoral cobrou diretrizes gerais para a Iniciação à Vida Cristã nas comunidades, áreas pastorais e paróquias. “Para elaborar o texto, que deve guiar toda a experiência catequética, existe a necessidade do estudo e colaboração de todos os agentes de pastoral, não só catequistas, mas todos, inclusive os ministros ordenados”, pontuou.