A reunião do clero deste mês de agosto (terça-feira, 6/8/24), no Centro Diocesano de Pastoral (CDP), em Carpina-PE, contou com a presença da equipe itinerante do Caminho Neocatecumenal e de agentes que compõem a Comissão Diocesana da Pastoral Familiar. Na ocasião, também, houve um momento fraterno e celebrativo por ocasião do dia do padre e do diácono nesta semana dedicada aos ministérios ordenados.
CAMINHO NEOCATECUMENAL
Estavam presentes o casal Flávio Cruz e Cleide Cruz, o padre Reginaldo Angelotto (arquidiocese de Brasília-DF) e o seminarista Wifried Konkobo, integrantes da equipe itinerante do Caminho Neocatecumenal. O objetivo foi apresentar a missão e funcionamento do Neocatecumenato, colocando-se à disposição das paróquias para eventuais dúvidas, acompanhamento e implantação.
Flávio Cruz explicou que o Caminho Neocatecumenal consiste numa modalidade de iniciação cristã pós-batismal para pessoas acima dos 13 anos, baseada no tripé: Palavra, Liturgia e Comunidade. “É um caminho para os afastados, a partir daqueles que estão. A finalidade é formar pequenas comunidades que deem os sinais da fé (amor e unidade) a fim de chamar, DE atrair os afastados. É um convite a viver não mais para si, mas em prol de uma causa, como aconteceu comigo”, partilhou.
Neste ano, no período de 10 a 19 de junho de 2024, Dom Francisco Lucena esteve em Israel participando de uma Convivência de Bispos do Brasil do Caminho Neocatecumenal, na Domus Galilaeae. “Foi especialíssima. Realmente toca o nosso coração”, falou. Além disso, também participou da celebração jubilar dos 50 anos do Caminho Neocatecumenal no Brasil, em Aparecida-SP, no dia 14 de julho de 2024. “A Diocese de Nazaré estava bem representada com um grande número de participantes”, pontuou.
O prelado salientou ainda: “eles são catequistas itinerantes. Todos podem entrar em contato com a equipe para esse acompanhamento em suas paróquias e comunidades. É uma riqueza, porque estão para atender as necessidades dos tempos de hoje, fruto da primavera que é o Concílio Vaticano II”.
Alguns presbíteros presentes aproveitaram para partilhar os frutos do Caminho Neocatecumenal em suas próprias vidas e nas comunidades paroquiais em que atuam.
PASTORAL FAMILIAR
Agentes da Comissão Diocesana da Pastoral Familiar (PF) também estiveram presentes na reunião do clero deste mês de agosto. “Em Nazaré, temos uma Pastoral Familiar vigorosa. Mérito dos assessores e membros que nos antecederam”, disse Assis Rodrigues, coordenador diocesano da PF.
Assis destacou o papel intenso e vigoroso da referida pastoral no tocante a proclamar o evangelho da vida, defendendo a cultura da vida e os direitos da família. Além disso, assinalou a necessidade de chegar aos lugares onde a Pastoral da Família ainda não existe ou não está bem estruturada, e agradeceu a proximidade do bispo diocesano. “Essa proximidade reflete o seu cuidado com todas pastorais e movimentos; um olhar sempre carinhoso, inclusive para com a Escola da Família, que acontece no primeiro sábado de cada mês e na qual tratamos de assuntos relativos à pastoral e ao convívio familiar”, comentou.
O coordenador diocesano da PF também externou sua gratidão à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que oferece muitos recursos para o trabalho com casais e namorados, tanto no acompanhamento para o sacramento do matrimônio quanto nas etapas todas referentes à união matrimonial, inclusive na assistência aos recém-casados, “a fim de que não percam de vista o sentido do sacramento”, evidenciou.
Sobre isso, ele recordou do papel da Pastoral Familiar em acolher, acompanhar e discernir cada situação, a partir do que é proposto pela Igreja, seja junto aos casais separados ou mesmo com aqueles que estão em nova união – para quem é destinado, neste último caso, o “Bom Pastor”: um itinerário para encontro de casais em nova união.
Assis Rodrigues também informou que nos dias 18 e 19 de agosto de 2024, a Igreja de Nazaré estará recebendo o Ícone da Sagrada Família, que irá peregrinar pelas paróquias e áreas pastorais da diocese. “Em breve, o assessor eclesiástico diocesano da Pastoral Familiar, padre Ayrton Barbosa, divulgará o programa dessa peregrinação. Serão disponibilizados, também, subsídios com um roteiro de oração e leituras bíblicas”, disse.
Por fim, comunicou que a 5ª Romaria Diocesana das Famílias, neste ano, acontece no dia 1º de setembro, na cidade de Surubim-PE, e motivou todos a vivenciarem a Semana Nacional da Família, de 11 a 17 de agosto de 2024, com o tema: “Família e Amizade” e lema: “Amizade, uma forma de vida com sabor do evangelho”. “Todos os casais coordenadores já receberam a devida formação – são sete temas a serem trabalhos”, sinalizou.
Dom Lucena lembrou que todos os subsídios “Hora da Família” já foram entregues. “Foram mais de sete mil exemplares. Mantenham esse trabalho tão importante junto às famílias sendo realizado”, animou.
CONTABILIDADE
Quem também esteve presente na reunião do clero foi Jailson Gomes, do escritório de contabilidade, para tratar de questões referentes à convenção coletiva de trabalho realizada anualmente pelo Sindicato dos Empregados em Instituições Beneficentes, Religiosas e Filantrópicas do Estado de Pernambuco (SINTIBREF-PE). Todos os anos, nessas convenções, são estipuladas as condições de trabalho dos funcionários ligados ao sindicado (inclusive os da Diocese de Nazaré): reajuste salarial, manutenção de benefícios, conquista de novos benefícios e outros direitos de interesse da categoria.
Jailson Gomes comentou que alguns funcionários entraram em contato com o escritório de contabilidade para informar que alguns dos seus direitos não estão sendo assegurados: diferença entre os horários de bater o ponto e a jornada efetiva de trabalho; tempo de descanso; passar o dia inteiro na paróquia ou secretaria paroquial sem a ajuda de custo necessária para as despesas pessoais. “Pedimos esse cuidado com relação à jornada de trabalho. Todo tempo excedente é contado como hora extra. E o acordo da diocese com os funcionários é pagar as horas extras com folga, e não em dinheiro. A contagem de horas não pode ser maior que 9h (8h de trabalho e 1h de descanso)”, explicou.
Dom Lucena completou: “sei que nem todos dizem a verdade, mas é preciso estarmos preparados; deve-se ter atenção para manter o horário do funcionário conforme o contrato da carteira de trabalho. Há, como já dito, um banco de horas para ser usufruído (como folga) no próprio mês, sem acumular de um mês para o outro”. E prosseguiu: “sempre que entra ou sai algum funcionário, isso deve ser informado ao sindicato. Não se devem colocar funcionários nas paróquias sem carteira assinada. O novo funcionário já deve ter carteira assinada assim que começar a trabalhar (ainda que em experiência por 90 dias)”.
Acerca da Contribuição Negocial Solidária (CNS), que se refere a um pagamento único anual no qual as instituições descontam um valor específico do salário de fevereiro de seus empregados e repassam para o sindicato, Jailson lembrou que os funcionários podem se opor a essa contribuição, escrevendo uma carta de próprio punho a ser enviada ao sindicado. “A finalidade dessa taxa é permitir que o SINTIBREF atue o ano inteiro na defesa da categoria. Os funcionários devem ficar cientes disso. Não se pode desestimular a contribuição nem deixar de informar a possibilidade de se isentar dela”, disse.
Dom Lucena reiterou que cada Paróquia e Área Pastoral deve verificar a situação do cumprimento dos benefícios, em especial do plano odontológico. São 4 (quatro) benefícios, a saber: Seguro de Vida; Bem-estar Social; PAF e Plano Odontológico. Os boletos são enviados pelo sindicato todos os meses para o pagamento no e-mail de cada paróquia.
“As paróquias, Áreas Pastorais e Fundação Mons. Petronilo verifiquem a situação da CNS/CNA (Contribuição Negocial Solidária e Contribuição Negocial Assistencial). O sindicato indica que algumas paróquias não estão quitadas. Quem não está quitado, peça diretamente ao sindicato, através do e-mail: [email protected] os boletos para quitação. Caso tenha havido oposição dos funcionários e/ou a paróquia já tenha quitado essas contribuições, oriento que essa informação também seja repassada para o sindicato no mesmo e-mail acima informado para que eles possam fazer a devida baixa. As paróquias podem ver com o escritório de contabilidade a informação passada pelo sindicato (planilha) sobre as paróquias supostamente não quitadas. A planilha passada pelo sindicato ao escritório de contabilidade contém os valores pendentes referentes a CNS/CNA (Contribuição Negocial Solidária e Contribuição Negocial Assistencial) nos quais as paróquias vinculadas à Diocese de Nazaré se encontram”, instruiu.
Por fim, Jailson chamou atenção, ainda, para a necessidade se manter em dia o pagamento das contas de energia elétrica e água. “Se essas contas não chegarem, deve-se ir atrás. Não se pode deixar de pagá-las. Isso prejudica, inclusive, a prestação de contas e atualização do Sistema Curia Online, que é fechado sempre no dia 10 de cada mês”. O prelado também insistiu que cada um criasse uma planilha ou sistema de controle de todas essas despesas a serem pagas, a fim de que não haja nenhuma pendência.
COMUNICADOS DO BISPO DIOCESANO
– Foi passada uma lista para que os presbíteros presentes informassem a quantidade de exemplares da Novena de Natal 2024 a ser pedida ao Regional NE2 da CNBB;
– A formação permanente do clero está confirmada: será nos dias 20 e 21 de agosto de 2024, no CDP. O tema será liturgia (celebração eucarística), a partir do missal romano, e o assessor será Dom Jerônimo Pereira Silva, OSB, monge beneditino, doutor em liturgia e professor na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP);
– Há subsídios dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESCs) disponíveis na Cúria Diocesana. Os interessados podem solicitar a Zita Benjamim (secretaria do bispado);
– O Báculo doado por Dom Luís do Amaral Mousinho, natural de Timbaúba-PE, à Paróquia Nossa Senhora das Dores (Timbaúba) ainda está sumido. O bispo perguntou novamente aos presentes se alguém teria alguma informação a respeito e pediu para o Pe. Nivaldo, Pe. Júlio César e o Pe. Moraes (atuais padres da Paróquia N. Sra. das Dores de Timbaúba) apresentarem juntos um relatório por escrito a ser entregue à Cúria Diocesana sobre o báculo e o cálice.
– O prelado sinalizou que o Conselho Diocesano de Pastoral (CODIP) deve acompanhar a realização das jornadas, congressos, dentre outros eventos promovidos, em nível diocesano, pelos diversos movimentos e pastorais. “É uma tarefa do CODIP ajudar a discernir se serão anualmente ou não. Se existe fôlego para a realização todos os anos, façam, vão em frente! Mas o papel do CODIP em estar próximo, acompanhando”, disse;
– Sobre as notícias falsas veiculadas por um blog, Dom Lucena voltou a dar alguns esclarecimentos: há um inquérito policial em andamento acerca dos crimes de calúnia, difamação e injúria. Alguns depoimentos já foram ouvidos. Também um processo canônico não está descartado.
“Eu amo a Igreja; e algo dessa natureza fere-a profundamente, é uma chaga. Por isso essas tomadas de decisão, a fim de que possamos resolver toda essa situação. É o que o Evangelho nos pede: lidar com a verdade, com a transparência”, declarou.
OUTROS COMUNICADOS
– Ordenação presbiteral do diácono José Soares, CSC, no dia 9 de agosto de 2024, sexta-feira, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Guadalajara, Paudalho-PE, presidida por Dom Francisco Lucena;
– Em 10 de agosto de 2024, dia de São Lourenço Mártir, santa missa com todos os diáconos permanentes da Diocese de Nazaré comemorando os 15 anos de ordenação da primeira turma e os 5 anos da segunda turma. Celebração eucarística na Paróquia Nossa Senhora da Apresentação, em Limoeiro-PE;
– IV Jornada Diocesana dos Coroinhas: 18 de agosto de 2024, das 8h às 11h, em Surubim-PE. A equipe diocesana da Pastoral dos Coroinhas preparou um subsídio formativo para os antigos e novos coroinhas. Foram enviados 50 exemplares para cada paróquia e área pastoral;
– Festa de Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, padroeira do Seminário Maior da Diocese de Nazaré, em Olinda-PE, de 19 a 22 de agosto de 2024. Missa solene na quinta-feira (22), às 10h30, presidida por Dom Lucena.
Na ocasião, o reitor do seminário maior, padre José Cleiton Barbosa, agradeceu a todos os padres pela acolhida aos seminaristas durante a Semana da Igreja (de 29/7 a 3/8 de 2024);
– Concentração Diocesana de Catequistas, no dia 25 de agosto de 2024, domingo, na Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Glória do Goitá-PE. A missa do encontro será presidida pelo bispo diocesano;
– Encontro Regional (CNBB NE2) para Diretores Espirituais do Encontro de Casais com Cristo (ECC), nos dias 26 e 27 de agosto de 2024, em Natal-RN.
O padre Severino João (diretor espiritual do ECC no Regional NE2 da CNBB) lembrou que esse encontro é aberto a todos os padres – tanto para os que já têm o ECC em suas paróquias quanto para os que desejam conhecer melhor o serviço – e motivou-os a participar;
– Criação da Paróquia São João Batista, em Lagoa de João Carlos, Frei Miguelinho-PE, no dia 29 de agosto de 2024, às 19h, martírio de São João Batista. A celebração será presidida por Dom Francisco Lucena;
– Encontro Vinde a Mim, para os zeladores e associados do Apostolado da Oração da Diocese de Nazaré, no dia 1º de setembro de 2024, na Paróquia Santo Antônio, em Tracunhaém-PE. Acolhida a partir das 7h e santa missa às 11h30.