Após dois anos, em virtude da pandemia da Covid-19, a Diocese de Nazaré volta a realizar a Semana Missionária Diocesana, que acontece no período de 17 a 24 de julho de 2022, nas oito futuras áreas pastorais já anunciadas. Neste ano, o tema é: “A Igreja é missão” e o lema: “Sereis minhas testemunhas” (At 1,8).
“A vida é Missão. Jesus Cristo é Missão. A Igreja é Missão! Vivenciaremos, com alegria, esta Semana Missionária Diocesana, animados pelo convite do Papa Francisco que nos chama a sermos uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e Missão”, expressou o assistente do Conselho Missionário Diocesano – COMIDI, padre Simeão Dantas.
Padres, diáconos, seminaristas, religiosos(as), consagrados(as) e leigos das próprias comunidades e de outras paróquias irão participar da experiência missionária. “Numa Igreja que se abre e convida os seus filhos e filhas a caminharem juntos como peregrinos da fé, da esperança e da caridade, todos são chamados à participação, comunhão e missão”, disse o padre Simeão.
O bispo diocesano de Nazaré, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, convida todos os batizados a participarem da missão através do testemunho de vida com o sabor do Evangelho de Jesus Cristo. “Ele pede a todos nós, e a você também, que sejamos discípulos missionários, neste caminho sinodal da Igreja, caminhando juntos, como povo de Deus peregrino e missionário, homens e mulheres movidos por Cristo”, animou.
Locais onde a Semana Missionária Diocesana será realizada:
– Angélicas, em Vicência: Área Pastoral N. Sra. do Rosário;
– Caueiras, em Aliança: Área Pastoral Nossa Senhora Auxiliadora;
– Lagoa de João Carlos, em Frei Miguelinho: Área Pastoral São João Batista;
– Matinadas, em Orobó: Área Pastoral São Severino;
– Murupé, em Vicência: Área Pastoral São José;
– Nova Goiana, em Goiana: Área Pastoral São Francisco de Assis;
– Sapucaia, em Timbaúba: Área Pastoral Imaculado Coração de Maria;
– Umari, em Bom Jardim: Área Pastoral N. Sra. de Fátima.
Nas localidades acima citadas, a missa de envio acontecerá no domingo, 17 de julho, às 19h. A programação da Semana Missionária Diocesana incluirá celebrações eucarísticas, visitas às famílias, aos enfermos (Sacramento da Unção dos Enfermos), momentos de confissão (Sacramento da Reconciliação), dentre outros.
O bispo diocesano enfatiza que a motivação na evangelização faz parte da nossa vida de fé, e que a missão se faz com a alegria do Evangelho de Jesus Cristo. “Não existe outra razão, senão Cristo, para viver essa semana missionária em vista da evangelização. Com Cristo não existe impedimento, cansaço e tristeza, Ele é a novidade atual e contínua do nosso viver e da nossa evangelização. Lembro a cada missionário que sem a alegria do Evangelho não se faz missão nem se anuncia o Evangelho que atrai”.