PENTECOSTES – Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão. Este é o tema da grande concentração diocesana que acontecerá no dia 05 de junho de 2022, Solenidade de Pentecostes, na cidade de Nazaré da Mata-PE, sede da Diocese de Nazaré. O objetivo é reunir todo o povo de Deus, como expressão de uma Igreja viva, missionária, sinodal, em preparação ao Sínodo dos Bispos 2023.
“Após esses anos, por causa da pandemia, esta é a primeira celebração pública com toda a diocese. Precisamos animar os fiéis, os paroquianos para estarem presentes”, disse Dom Lucena aos padres na última reunião do clero, no dia 03 de maio de 2022, no Centro Diocesano de Pastoral (CDP), em Carpina-PE.
Na programação, uma caminhada com trio elétrico saindo às 16h da Capela Santa Teresinha, em direção à Catedral Nossa Senhora da Conceição, onde haverá uma celebração eucarística campal presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena.
“Esta concentração diocesana será a grande expressão da nossa caminhada sinodal”, destacou o coordenador diocesano de pastoral, padre Pedro Nascimento.
Cada comunidade paroquial deve levar as bandeiras do município, da própria paróquia (brasão) e do centenário. Na ocasião, um padre e um leigo, num momento solene, durante a celebração, entregarão ao bispo diocesano, em mãos, a síntese paroquial impressa, fruto da fase de escuta diocesana do Sínodo dos Bispos, “para expressar de forma visível todo o caminho e o trabalho que foram feitos durante esse período de consulta ao povo de Deus”, evidenciou padre Pedro.
A finalidade deste gesto, reiterou o bispo diocesano, é sinalizar toda esta caminhada, este esforço de viver como uma Igreja sinodal, “não somente em palavras, mas realmente em fatos, em ação, em atividade”.
E motivou: “Vamos fazer uma grande celebração […] nesta caminhada de comunhão, de participação com toda a Igreja, em preparação ao Sínodo dos Bispos, em 2023. As paróquias, padres, diáconos, religiosos(as), seminaristas, consagrados(as), coroinhas, pastorais, movimentos, serviços; todos formem as suas caravanas […] Vamos fazer uma coisa bonita, expressiva, feliz!”.
Convidando todos a começarem esta grande preparação de Pentecostes, a Igreja nascente, a Igreja reunida, o bispo de Nazaré exprimiu: “Que o Espírito Santo fortaleça também a nossa vida, a nossa pastoral, a nossa missão. Que não seja criação nossa, mas ação do Espírito Santo mesmo na vida de todas as nossas comunidades eclesiais missionárias”.