Apesar dos tempos difíceis, as comemorações em honra a São José, Patrono Universal da Igreja, não estão deixando de acontecer, ainda que de modo diferente: com número restrito de fiéis (durante a semana), distanciamento social, uso de máscara e os demais protocolos de segurança.
Para bem celebrar o seu padroeiro, e com a segurança necessária neste momento, muitas paróquias precisaram se reinventar, tendo em vista o decreto vigente do Governo do Estado de Pernambuco, bem como a nota e o comunicado emitidos pela Diocese de Nazaré acerca das celebrações e atividades pastorais neste tempo de pandemia.
Em quatro paróquias da Diocese de Nazaré, as festividades começaram na última quarta-feira, 10 de março, com a tradicional procissão da bandeira (motorizada, sem a presença de fiéis). Os horários das celebrações e novenas – animadas pelos diversos movimentos, pastorais e comunidades – também foram modificados para obedecer às orientações das autoridades competentes.
Neste ano, há um destaque todo especial para as novenas, rezadas diariamente por um sacerdote (convidado ou o próprio pároco, vigário ou administrador paroquial) juntamente com o povo de Deus. Um subsídio foi disponibilizado pelo bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, em reunião com os padres das paróquias que têm São José como padroeiro. No material, um roteiro que inclui orações, cânticos, meditações e exposição do Santíssimo Sacramento.
A motivação para as reflexões é a Carta Apostólica PATRIS CORDE, do Papa Francisco, por ocasião do Ano de São José, instituído pelo Pontífice para celebrar os 150 anos da declaração do esposo de Maria e pai adotivo de Jesus como Padroeiro da Igreja Católica.
Em mensagem divulgada para o novenário deste ano, o Pe. Joaquim Lino de Castro Neto (Frei Miguelinho-PE) diz contemplar a esperança de um povo peregrino que deseja expressar a sua fé, recorrendo à proteção de São José em tempo de pandemia da Covid-19. “Nosso apelo é fazer deste tempo um momento de oração, escuta e acolhimento”, escreveu.
Em vídeo publicado nas redes sociais de sua paróquia, o Pe. Francisco Valdemar Coelho Domingos (Feira Nova-PE) convida o povo de Deus a celebrar, com muito entusiasmo e alegria, mesmo diante desta terrível pandemia, a festa do querido padroeiro, neste ano jubilar a ele dedicado. “Este será um ano em que iremos, com certeza, clamar a Deus, pelos méritos de São José, pelo fim desta pandemia”.
“Todos podem encontrar em São José – o homem que passa despercebido, o homem da presença quotidiana discreta e escondida – um intercessor, um amparo e uma guia nos momentos de dificuldade” (Papa Francisco – Patris corde).
FEIRA NOVA
Na cidade de Feira Nova-PE, a programação acontece da seguinte forma durante os dias de semana: 06h30 (santa missa) e 16h (novena), com número limitado de pessoas. No final de semana, a missa será às 06h30 (no sábado) e às 07h (no domingo), sem a presença de fiéis, apenas o presidente da celebração, equipes de liturgia e canto e Pascom.
Dia da festa (19/03/21): 10h (Missa Solene), 16h (Missa de encerramento presidida pelo Padre Francisco Valdemar); em seguida, procissão com o carro andor, sem a participação dos fiéis, pelas principais ruas da cidade, clamando a Deus pelo fim da pandemia.
Acompanhe as transmissões pelas redes sociais da Paróquia São José de Feira Nova: Facebook e Youtube
FREI MIGUELINHO
Em Frei Miguelinho-PE, durante a semana, a celebração eucarística acontece às 07h30 e a novena às 18h30, com participação restrita de fiéis. No final de semana, a programação acontece assim: no sábado, santa missa às 07h30 e novena às 16h, e no domingo, missa às 08h15 e novena às 16h, sem a presença de fiéis, apenas o presidente da celebração, equipe de liturgia, canto e Pascom.
Dia da festa (19/03/21): 06h (Alvorada com repique do sino), 09h30 (Solene concelebração eucarística presidida pelo Pe. Regivânio Maciel), 15h30 (Celebração eucarística presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco Lucena; em seguida, percurso com a imagem de São José, no carro andor, percorrendo algumas ruas da cidade (sem participação de veículos e fiéis).
Acompanhe as transmissões pelas redes sociais da Paróquia São José de Frei Miguelinho: Facebook e Youtube
SURUBIM
Na Paróquia São José de Surubim-PE, também com um número de fiéis limitado durante a semana, há três horários celebrativos: às 7h e 12h (santa missa) e às 17h (novena). No final de semana, sem a participação das pessoas, os horários são: no sábado, às 19h (novena); no domingo, às 07h e 09h (missa) e às 19h (novena).
Dia da festa (19/03/21): Santa Missa às 07h, 10h (solene) e 15h; e às 16h percurso com a imagem de São José, no carro andor e sem a presença de fiéis, pelas ruas cidade.
Acompanhe as transmissões pelas redes sociais da Paróquia São José de Surubim: Facebook e Youtube
VERTENTES
No município de Vertentes-PE, os festejos em honra a São José, durante a semana, são realizados nos seguintes horários: às 06h (celebração eucarística) e às 18h (novena), com a participação limitada de pessoas. No final de semana, a programação acontece sem a presença de fiéis: no sábado, missa às 06h e novena às 18h; no domingo, missa às 07h e novena às 18h.
Dia da festa (19/03/21): 06h (celebração eucarística), 09h (Missa Solene presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco Lucena), 15h (missa de encerramento, seguida de passeio motorizado com a imagem de São José pelas principais da cidade).
Acompanhe as transmissões pelas redes sociais da Paróquia São José de Vertentes: Facebook e Youtube
CARPINA
Na Paróquia São José, em Carpina-PE, a festa do padroeiro, propriamente dita, foi transferida para o final do mês de abril, com encerramento na solenidade de São José Operário, no dia 1º de maio. Contudo, neste período de 10 a 18 de março, sempre às 15h, está acontecendo um momento intitulado “Rezando com São José”, que inclui a oração da novena, a reza do terço e bênção do Santíssimo Sacramento. A transmissão acontece pelas redes sociais da paróquia: Facebook, Youtube e Instagram.
Foto de capa: Pascom São José de Surubim