O Conselho Diocesano de Pastoral (CODIP) se reuniu na manhã da última sexta-feira, 16 de dezembro de 2022, no Centro Diocesano de Pastoral, em Carpina-PE, para a definição do calendário de eventos e das ações do Plano Diocesano de Pastoral (2020-2023) para o próximo ano. Estavam presentes o bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, o coordenador diocesano de pastoral, padre Pedro Nascimento, e alguns padres e leigos que integram o referido conselho.
Anualmente, a Diocese de Nazaré publica um Encarte que reúne o calendário de eventos e as proposições da Assembleia Diocesana de Pastoral, aprovadas pelo CODIP. O material ficará pronto no início do próximo ano.
A primeira seção do encarte traz sempre uma mensagem de abertura do bispo diocesano e as ações pastorais para o ano que se inicia. Tais ações já constam no Plano Diocesano de Pastoral vigente e são escolhidas, durante a assembleia diocesana, para serem retomadas por todas as paróquias, áreas pastorais e setor pastoral.
Confira algumas das ações prioritárias para 2023 na Igreja Particular de Nazaré:
– Resgatar a centralidade do domingo, capacitar as equipes de liturgia, elaborar o diretório litúrgico-sacramental diocesano (Pilar do Pão);
– Estruturar as Pastorais Sociais, criar e/ou fortalecer a atuação da Pastoral Carcerária nas paróquias, fortalecer a Pastoral dos Recicladores, criar uma Coordenação Diocesana da Pessoa com Deficiência, criar grupos de escuta (Pilar da Caridade);
– Animar as comunidades na escuta da Palavra, na vida fraterna, na oração e na missão; formar Ministros da Palavra, capacitar as equipes paroquiais da Pastoral da Acolhida (Pilar da Palavra).
Em sua colocação na última reunião do clero, em 06 de dezembro de 2022, Pe. Pedro sinalizou que o pilar da caridade sobressaiu com muitas ações, “como se estivessem dizendo: ‘vamos retomar o pilar da caridade’”, pontuou.
Quanto à dimensão missionária, todas as ações serão mantidas em sua integralidade, tendo em vista a ênfase que receberá em 2023, por ocasião do Ano Jubilar Missionário e do 3° Ano Vocacional da Igreja no Brasil. A missão, inclusive, foi tema de reflexão na 22ª Assembleia Diocesana de Pastoral, no dia 18 de novembro de 2022. A palestrante convidada foi a Irmã Maria das Neves Macena (Ir. Neves) – Irmãs de Maria Missionária, Guarabira-PB.
Além das ações que já constam no plano, outras iniciativas também são inseridas para se viver, em unidade, os momentos fortes da Igreja. Em 2023, as iniciativas reforçam o 3° Ano Vocacional, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Lisboa 2023) e a preparação para o Jubileu Ordinário 2025. As iniciativas, para 2023, são as seguintes:
– Rezar a oração do Ano Vocacional no final das celebrações;
– O tema das festas dos padroeiros devem refletir sobre o ano vocacional (Temário Diocesano);
– Realizar a pré-JMJ, a nível paroquial, com a Semana Diocesana Missionária;
– Trabalhar o tema e lema da JMJ 2023 com as juventudes da diocese;
– Estudar as quatro constituições dogmáticas do Concílio Vaticano II.
Toda a construção do Encarte 2023, fruto da assembleia avaliativa deste ano, começou com o processo de escuta para o sínodo, bem como nas assembleias paroquiais (setembro) e regionais (outubro), e na assembleia dos movimentos, institutos religiosos e novas comunidades. “Continuemos fortalecendo nossa caminhada, num caminho conjunto de comunhão, participação e missão, no processo de ser Igreja, que não me coloca acima do outro, mas a caminho com ele, com tudo o que somos e com os instrumentos que temos à disposição”, disse Dom Lucena na abertura da 22ª Assembleia Diocesana de Pastoral.