Na manhã da última terça-feira, 7 de março de 2023, padres e diáconos estiveram no Centro Diocesano de Pastoral (CDP), em Carpina-PE, para o encontro mensal do clero. A programação começou às 8h30, com a oração do Ofício das Leituras, seguida das pautas próprias do dia, dentre elas: sinodalidade, festas de padroeiro, mutirões de confissão, CF 2023, formação nos seminários etc.
No início da reunião, o bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, como de costume, justificou algumas ausências e, depois, acolheu o Frei Joaquim Ferreira, Ordem dos Irmãos da BVM do Monte Carmelo – OCarm, Prior Conventual e reitor da Igreja do Carmo; e o padre Fabiano Bernardino, Sociedade de São Francisco de Sales – Salesianos de Dom Bosco, vigário paroquial da Paróquia São José, em Carpina-PE, vice-diretor da Comunidade Salesiana em Carpina e formador dos aspirantes.
Na sequência, o prelado fez uma leitura coletiva e reflexão de um artigo do escritor e jornalista britânico Austen Ivereigh, intitulado “A revolução de Francisco”, no qual o mesmo afirma que o “Sínodo está dando expressão àquilo que São John Henry Newman chamava de ‘respirar juntos como fiéis e pastores’, que permite ao Espírito verdadeiramente guiar a Igreja”. Ele também pontua que a Igreja tem refletido melhor hoje o que o Papa Francisco chama de “estilo de Deus” (ternura, bondade e proximidade), e que ela deve se valer disso para a evangelização nos tempos de hoje.
Dom Lucena ressaltou que o texto fala não só para a Igreja de Roma, mas também para a realidade da Igreja Particular de Nazaré, como um convite a repensar a ação pastoral, o ser Igreja sinodal. “Temos muita coisa enferrujada, engessada, o texto fala muita coisa que podemos enxergar. Não precisamos ter medo, pois o Espírito Santo vai nos conduzindo nessa dimensão de sinodalidade, a fim de encontrarmos luzes de como caminharmos em comunhão, renovação e missão”.
Na sequência, o coordenador diocesano de pastoral, padre Pedro Nascimento, incentivou a vivência da Campanha da Fraternidade deste ano (CF 2023), com o tema “Fraternidade e Fome”, e fez uma conferência das atividades que constam no calendário diocesano para os meses de março e abril. Dentre estas, há a missa de criação da Área Pastoral São José, em Murupé, Vicência-PE, no dia 10 de março de 2023 (sexta-feira), às 19h.
Sobre os mutirões de confissão, que acontecem todos os anos nas paróquias (com os padres das respectivas regiões pastorais), neste período quaresmal, o bispo insistiu que sejam realizadas não somente à noite, mas com outras alternativas de dias e horários (para abranger mais pessoas) e uma celebração penitencial introdutória, com orientações para uma boa confissão. A proposta, também, é que seja algo descentralizado, não só na matriz, mas nas capelas e grandes comunidades. “Não é só confissão, mas fraternidade sacerdotal”, recordou.
Quanto às festas de padroeiro, Dom Lucena voltou a alertar sobre a parceria entre prefeitura e igreja, referente às atrações católicas, chamando atenção para o fato de que muitas vezes são assinados contratos em branco, sem que se saiba, exatamente, para onde vai todo esse investimento.
Outro tópico abordado pelo prelado foi sobre a saúde dos padres e seminaristas, bem como a formação nos seminários diocesanos. Ao citar o projeto “Cuidar Cuidando” (encontros mensais do clero com psicólogo, para momentos de formação e reflexão), insistiu que este cuidado com a saúde integral deve começar nos próprios seminários, com a devida atenção e acompanhamento por parte dos reitores, diretores espirituais e de toda a equipe formativa.
“É importante atentar-se à saúde; tudo diz respeito à saúde física e/ou espiritual, no final das contas. Há muitas lacunas passando; não se pode empurrar para debaixo do tapete”, disse, salientando que o estudo seminarístico não deve se limitar à formação acadêmica, mas precisa ser complementado, no seminário, com questões relativas à vida ministerial, pastoral e fraterna, sempre com didática e conhecimento. “Formação não é só livro, mas abrange outras dimensões. As experiências pastorais diversas, por exemplo, proporcionadas pela diocese, ajudam a formar o seminarista, o padre”, pontuou. E externou seu intento em conseguir um médico familiar para cuidar da família clero.
Ao final do encontro, Dom Francisco Lucena entregou os decretos com a nomeação e renovação dos assessores, coordenadores, assistentes e diretores espirituais dos diversos movimentos, serviços e pastorais. Na ocasião, foram divulgados os nomes dos padres coordenadores das regiões pastorais: Pe. Diego Roberto (Região Pastoral Carpina), Pe. Eduardo Tenório (Região Pastoral Goiana), Pe. José Ramos (Região Pastoral Limoeiro), Pe. Francisco Valdemar (Região Pastoral Nazaré), Pe. Antonio Lucena (Região Pastoral Orobó), Pe. Simeão Dantas (Região Pastoral Surubim), Pe. Julio César (Região Pastoral Timbaúba).
COMUNICAÇÕES DO BISPO DIOCESANO
– Manter a contabilidade atualizada; aqueles que fazem o movimento das paróquias devem realizar essas atualizações diariamente, a fim de deixar a paróquia em dia, inclusive para os que vão assumir;
– A Área Pastoral São Lourenço, em Goiana-PE, é a próxima a ser elevada à paróquia. Em 1918, inclusive, ela já figurava entre as 18 paróquias de criação da Diocese de Nazaré. Em breve, começarão os trabalhos de preparação para esse momento (que inclui 15 dias de missão);
– As reformas no CDP seguem acontecendo (restauração das estruturas do centro) e a Casa do Padre está quase finalizada (o próximo passo é pensar na mobília e manutenção do espaço);
– A Diocese de Nazaré ganhou um terreno no povoado de Umari, Bom Jardim-PE, onde serão construídas uma igreja para quase 500 pessoas sentadas, um salão paroquial e uma casa paroquial. O projeto já está no papel, inclusive com a parte do estacionamento, e a construção deve ser iniciada dentro de dois anos, a partir da data de doação do terreno. Ficou agendada uma reunião, na manhã do dia 9/3/23 (quinta-feira), com os arquitetos e alguns padres das Regiões Pastorais Surubim e Orobó, para a apresentação do projeto e dos passos a serem dados.
OUTROS
– No dia 9 de março de 2023, acontece a reabertura da Igreja de Nossa senhora do Rosário dos Homens Pretos, em Goiana-PE, que foi reformada e aumentada, com a construção do altar de São Benedito, inclusive. A santa missa será às 19h, sob a presidência do bispo diocesano, Dom Francisco Lucena. Haverá a inauguração de uma praça atrás da igreja e algumas apresentações, organizadas pela prefeitura, ligadas ao povo negro de Goiana;
– ECC: chegará à Diocese de Nazaré, no próximo domingo, 12 de março de 2023, a imagem de Nossa Senhora das Vitórias, que vai peregrinar nas diversas paróquias e áreas pastorais da diocese até o dia 26 de março de 2023 (domingo). A finalidade é animar e preparar os casais do ECC para o XXlll Congresso Nacional do Encontro de Casais com Cristo (ECC), em São Luiz, no estado do Maranhão (MA). Para este importante momento, começou a circular nas dioceses e arquidioceses do país a capela peregrina de Nossa Senhora das Vitórias, a padroeira da cidade anfitriã do Congresso Nacional do ECC.
A Igreja de Nazaré também irá sediar o Encontro Regional do ECC, no período de 21 a 23 de abril de 2023, na Paróquia Nossa Senhora da Apresentação, em Limoeiro-PE.
A Páscoa do ECC será realizada no dia 7 de maio de 2023 (domingo), na Paróquia São José, em Feira Nova-PE.
– ESCOLAS DA FÉ: no dia 18 de março, sábado, haverá um encontro, no CDP, das 8h às 11h, para iniciar os trabalhos das Escolas da Fé, a partir da metodologia de multiplicadores;
– PASTORAL CARCERÁRIA: no dia 21 de março, terça-feira, serão realizadas visitas aos presídios de Limoeiro e Itaquitinga – todos os padres são convidados a participarem desses momentos;
– PASTORAIS SOCIAIS: no dia 25 de março, sábado, no CDP, das 09h às 11h, haverá uma reunião com as pastorais e seguimentos sociais presentes na Diocese de Nazaré (Cáritas, Instituto Pe. Luis Cecchin, Vicentinos, Pastoral da Criança, Pastoral da Pessoa Idosa, Crefas, Franciscanas de Maristella, Pastoral da Pessoa com Deficiência, dentre outros). Quem estará presente é o bispo auxiliar de Olinda e Recife, Dom Limacêdo Antonio, referencial para as Pastorais Sociais no Regional NE2 da CNBB;
– CAMPANHA DA FRATERNIDADE (CF 2023): encontros regionais de formação e reflexão sobre a CF 2023 vão acontecer no dia 25 de março, sábado, nos seguintes lugares: Região Carpina (Paudalho), Região Limoeiro (Limoeiro – Apresentação), Região Nazaré (Nazaré da Mata), Região Orobó (Orobó), Região Surubim (Surubim – São José), Timbaúba (Timbaúba – Dores). Na Região Goiana, o encontro será realizado no dia 18 de março, sábado, na cidade de Goiana.
– MÃE RAINHA: a partir do dia 25 de março de 2023, sábado, o Movimento Apostólico de Schoenstatt estará em peregrinação em toda a diocese; as coordenações paroquiais vão articular toda a peregrinação e programação nas paróquias.
O assistente eclesiástico diocesano da Mãe Rainha, Pe. Wellington Maciel, pediu a todos os padres que não deixem de realizar, no dia 18 de cada mês, a Renovação da Aliança (seguir o folheto e inserir esse momento de renovação nas celebrações);
– CULTURA E EDUCAÇÃO: foi apresentada a nova composição da Comissão para a Cultura e Educação (conferir aqui) e os três encaminhamentos para este ano: fóruns de cultura e educação em cada região pastoral; formação qualificada para os agentes de pastoral; desenvolver um projeto semestral em diálogo com as secretarias de Cultura e Educação.
A primeira ação da Pastoral da Cultura, Bens e Serviços para este primeiro semestre é o “Auto da Paixão de Jesus”, com apresentações marcadas para os dias 1, 2, 3 e 4 de abril de 2023, às 18h, no Mosteirinho e Espaço Cultural Reconciliação, em Limoeiro-PE, sempre precedidas da celebração eucarística às 16h. Ingressos: R$ 5,00 pelo Pix (antecipado) e R$ 10,00 na bilheteria.
Outra boa notícia trazida pela comissão é que a parceria entre a Diocese de Nazaré e a Universidade de Pernambuco – UPE vai continuar. A UPE vai manter o polo do PREVUPE em Carpina para as cidades mais próximas. As paróquias das demais localidades vão se dirigir para os polos Goiana e Nazaré.
– SAV: o coordenador diocesano do Serviço de Animação Vocacional, padre Aluísio Ramos, informou que 141 jovens se inscreveram para participar do Encontro Despertar, no último dia 26 de fevereiro de 2023 (domingo). De cada oficina realizada (Vocação Matrimonial, Vocação à Vida Religiosa, Vocação Presbiteral e Vocação para a Catequese) sairá uma coordenação para dar continuidade aos trabalhos e reflexões.
– CATEQUESE: o coordenador diocesano da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, padre Romário Silva, agradeceu pelo apoio das comissões paroquiais de catequese, referente à participação no último encontro formativo, no qual foram trabalhados: a catequese renovada, os ritos da entrega do Pai-Nosso e Credo, e o modelo do rito aplicado às celebrações.
Padre Romário lembrou que não existe um intervalo entre a catequese da primeira comunhão e a de crisma; há, entre elas, uma relação de continuidade. Os mesmos catequistas, inclusive, devem acompanhar o grupo nesses períodos, para estabelecer uma relação de acompanhamento e confiança entre os catequizandos e sua família.