No próximo domingo, 28 de agosto de 2022, a Igreja no Brasil celebra a vocação dos leigos e leigas, sobretudo pelo ministério dos catequistas. Por ocasião dessa data, o coordenador da Comissão Diocesana para a Animação Bíblico-Catequética, padre Romário Silva, enviou, em carta, uma mensagem aos catequistas.
“Os catequistas são pedagogos da fé: homens e mulheres que gastam tempo na transmissão do mais precioso dom, Cristo Jesus, nosso senhor”, escreveu padre Romário, recordando o tema do mês vocacional deste ano: Cristo vive! Somos suas testemunhas.
Por ocasião das Semanas Eucarísticas Paroquiais, que acontecem de 21 a 28 de agosto de 2022, a concentração diocesana em comemoração ao dia do catequista, prevista para o dia 28 de agosto de 2022, não será realizada, ficando ao encargo das Comissões Paroquiais de Catequese e seus respectivos párocos e administradores decidirem o melhor momento para a celebração do Dia do Catequista.
Além da carta, foram enviados mais dois arquivos: o primeiro traz uma proposta a ser vivenciada dentro da santa missa – há um comentário inicial, preces e benção dos catequistas; o segundo é uma vivência oracional destinada a experimentar a força da vocação dos catequistas num momento próprio, fora da missa. Ambos são inspirações da Comissão Nacional de Animação Bíblico-catequética, com as adaptações necessárias à realidade diocesana.
“Desejamos um abençoado encontro, capaz de aquecer nossos corações e que nos faça experimentar a grande certeza de um chamado divino: ser catequista é ser vocacionado ao amor, que transborda, gerando fontes que saciam a sede de eternidade e de sentido, tornando Jesus, água viva (Jo 4, 10), sempre presente entre nós” (trecho da carta).