No último sábado, 19 de outubro, aconteceu, no Centro Diocesano de Pastoral, em Carpina-PE, a celebração do Jubileu dos 25 anos da Escola Teológica Pastoral Nova Evangelização. O evento teve início, às 09h, com a Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, que, na ocasião, também comemorava o seu aniversário natalício.
Participaram da Eucaristia festiva o diretor da Escola Teológica, Padre Maurício do Nascimento, além de alunos, funcionários e professores da referida escola, dentre estes alguns sacerdotes e diáconos da própria Diocese de Nazaré. Também estavam presentes ex-alunos, bem como professores e funcionários que fizeram história ao longo desses 25 anos.
Em sua homilia, Dom Lucena enfatizou a importância de render graças a Deus nesta ocasião jubilar, recordando todos aqueles que fizeram e fazem esta obra de evangelização. “Jubileu é motivo de profunda gratidão ao Senhor por todas as maravilhas que tem realizado neste tempo. Queremos recordar, com gratidão na oração, Dom Jorge pela fundação desta fecunda obra de evangelização, e todos os que por esta escola passaram: diretores, secretários, professores, alunos, coordenadores, enfim, todos que fizeram e fazem esta Escola”.
O bispo diocesano ressaltou, ainda, que a Escola Teológica, como um espaço de educação na fé, tem a missão de consagrar-se sem reservas à causa da verdade, motivando para uma pastoral renovada e missionária nos tempos atuais a partir de dois caminhos importantes: “o caminho da razão, que consiste numa profunda valorização de todas as capacidades humanas, sobretudo daquelas que se relacionam com o intelecto e o saber; e o caminho da fé, que vem enriquecer e iluminar os esforços e conquistas alcançadas pela inteligência”, pontuou.
No final da celebração, o professor Jorge, como um dos mais antigos na escola teológica, foi convidado para fazer uso da palavra. Em seu discurso, ele demonstrou profunda satisfação em compor o corpo docente da instituição e mencionou os frutos perceptíveis que a escola tem trazido para a vida pastoral da Igreja de Nazaré, através do curso de teologia pastoral para leigos.
Professores e funcionários (antigos e atuais) também foram homenageados. Cada um deles recebeu um preito de gratidão em reconhecimento ao importante trabalho que desenvolveram ao longo desses 25 anos, fazendo história na Escola teológica Pastoral Nova Evangelização. Dom Francisco Lucena também recebeu uma singela lembrança pela passagem de seu aniversário natalício.
Depois das homenagens, e após a benção final, houve um momento de fotos e os parabéns para o bispo diocesano, que realizou, em seguida, o descerramento da placa comemorativa dos 25 anos no prédio da Escola Teológica. O evento foi encerrado com um momento de confraternização.