Terços, novenas, celebrações e momentos musicais em tributo à Nossa Senhora marcaram as comemorações deste mês mariano em toda a Diocese de Nazaré. Em maio, a devoção popular homenageia, com maior ênfase, a figura da Virgem Maria, Mãe de Jesus e nossa.
No dia de hoje, segunda-feira, 31 de maio, data em que a Igreja celebra a Visitação de Nossa Senhora, algumas atividades marcam o encerramento do mês mariano nas paróquias, áreas e setores pastorais deste território diocesano: oração do terço, missa e o momento da coroação da imagem de Nossa Senhora.
Na Catedral Diocesana, em Nazaré da Mata-PE, a programação acontece da seguinte maneira: 18h30 terço mariano e 19h celebração eucarística, presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena. A transmissão acontece peles redes sociais da Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Facebook e Youtube).
VISITAÇÃO DE NOSSA SENHORA
Hoje, 31 de maio, o calendário litúrgico recorda a celebração da Festa da Visitação da Virgem Maria, oficialmente instituída pelo Papa Urbano VI em 1389. Durante esta visita, Maria recitou o cântico de louvor conhecido como o Magnificat.
A Santíssima Virgem Maria, depois de ouvir do anjo Gabriel que sua prima Isabel estava esperando um filho, foi para ajudá-la e assim levar-lhe as graças e bênçãos do Filho de Deus que havia se encarnado Nela.
Além disso, Maria não foi como rainha ou senhora, mas como serva humilde e fraterna, sempre disposta a atender a todos que necessitavam.
São João Paulo II, em sua catequese de 2 de outubro de 1996, assinalou que “a direção da viagem da Virgem Santíssima é particularmente significativa: será da Galileia à Judeia, como o caminho missionário de Jesus”. Ele mencionou que “Isabel, com sua exclamação cheia de admiração, nos convida a apreciar tudo o que a presença da Virgem traz como um dom para a vida de cada crente”.
O papa emérito Bento XVI, em suas palavras de 31 de maio de 2011, disse que “ao meditar hoje a Visitação de Maria, refletimos precisamente sobre essa coragem da fé. Aquela a quem Isabel acolhe em casa é a Virgem que ‘acreditou’ no anúncio do anjo e respondeu com fé, aceitando com coragem o projeto de Deus para sua vida e acolhendo desta forma em si mesma a Palavra eterna do Altíssimo”.
O papa Francisco, na sua reflexão de 31 de maio de 2013, disse que Maria “enfrenta o caminho de sua vida, com grande realismo, humanidade, concretude” e sublinhou que “três palavras resumem a atitude de Maria: escuta, decisão, ação; palavras que indicam um caminho também para nós frente ao que o Senhor nos pede na vida”.
* com informações do site ACI Digital
Imagem de capa: Pascom Nazaré