A última reunião do clero de 2020 aconteceu na manhã de terça-feira, 01 de dezembro, no Centro Diocesano de Pastoral (CDP), em Carpina-PE, e foi marcada pelo anúncio de novas transferências e nomeações e pela confraternização de fim de ano do clero diocesano.
Os nomes e locais das transferências foram divulgados pelo bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, que desejou a todos um tempo fecundo na nova missão. Os padres e o diácono transferidos e nomeados serão empossados no próximo mês de janeiro. A lista completa pode ser vista aqui.
A pauta de abertura do encontro mensal do clero de Nazaré foi uma partilha feita pelo jovem Felipe França, estudante do curso de História na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ele trouxe algumas reflexões sobre a presença da Igreja, ainda precária ou mesmo inexistente, nos ambientes universitários e falou da necessidade de uma iniciação à vida cristã que consiga chegar perto e dialogar com a realidade e a linguagem da juventude.
Aproveitando a colocação do estudante, Dom Lucena reiterou a importância de iniciativas que demarquem a presença da Igreja nas universidades e advertiu sobre uma iniciação cristã preocupada em oferecer algo que faça sentido aos jovens desse tempo e que consiga se aproximar das diversas realidades em que eles se encontram inseridos.
Em seguida, o clero assistiu ao vídeo da reflexão do cardeal português José Tolentino de Mendonça, arquivista do Arquivo Apostólico do Vaticano e bibliotecário da Biblioteca Apostólica Vaticana, que abriu o encontro virtual promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no último dia 25 de novembro, que reuniu mais de 200 bispos, além de assessores das comissões episcopais e representantes de pastorais e organismos vinculados à CNBB.
Sua pregação, intitulada “Parábolas para um tempo novo”, partiu “da pausa reflexiva que Jesus faz em seu discurso”, considerando o contexto da pandemia que o mundo enfrenta na atualidade, “a dureza, a dificuldade, o pesado e sofrido o caminho que o povo de Deus está fazendo nessa hora”. Baseado em Lucas 13,18 (“A que é semelhante o Reino de Deus, e com que poderei compará-lo?”), o cardeal se referiu a essa pausa como um tipo de comunicação que Jesus utiliza algumas vezes nos Evangelhos, “como que precisasse escutar melhor, ajustar o discurso à realidade”. O texto da meditação do cardeal Tolentino está disponível para download no site da CNBB.
Na sequência, Dom Francisco Lucena animou, uma vez mais, todas as paróquias e áreas pastorais a rezarem a Novena de Natal nas casas, capelas e matrizes, como um sinal de esperança neste tempo, contando com a ajuda da Pastoral da Comunicação (Pascom) para expandir o alcance desses momentos a mais pessoas, a fim de fomentar a oração em família, bem como a presença e a comunhão eclesial junto aos fiéis.
O bispo diocesano convidou, ainda, os padres das paróquias mais próximas, em razão das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, a participarem da missa solene em honra à Nossa Senhora da Conceição, padroeira diocesana, no próximo dia 08 de dezembro, às 09h, na Igreja Catedral, em Nazaré da Mata-PE. Os demais sacerdotes e o povo de Deus em geral podem acompanhar, em espírito de unidade, a transmissão da celebração pelas redes sociais da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.
Outros comunicados pastorais foram feitos na reunião, dentre eles a abertura das matrículas da Escola Teológica Pastoral Nova Evangelização (ETPNE) para o ano letivo 2021, que devem ser entregues à secretaria da escola até 31 de janeiro; e a realização da Assembleia Diocesana de Pastoral, que não aconteceu neste ano por causa da pandemia do novo coronavírus, mas que já tem data marcada para os dias 05 e 06 de fevereiro do próximo ano.
Em nome da Cáritas Diocesana, o presidente da Fundação Monsenhor Petronilo Pedrosa, Severino Ramos da Silva, agradeceu por todas as ações realizadas em comemoração ao IV Dia Mundial dos Pobres (15 de novembro) e divulgou a campanha 10 Milhões de Estrelas (saiba mais), uma iniciativa da Cáritas Brasileira que acontece, anualmente, neste período do Advento e do Natal, com a finalidade de motivar pessoas, famílias, grupos e comunidades para o fortalecimento da cultura de paz. A Fundação ofereceu a todos uma vela da campanha, a chamada “vela da paz”, cuja motivação é acendê-la em momentos celebrativos ou na noite de Natal, em sinal de súplica, acompanhada da Oração pela Paz.
Também foi apresentada a nova composição da Comissão Diocesana dos Diáconos Permanentes: Diác. Reinaldo Severino (presidente), Diác. Marcelo Pontes (vice-presidente), Diác. Daniel Silva (secretário), Diác. Marco Barbosa (1º tesoureiro) e Diác. Marcos Agostinho (2º tesoureiro).
Houve, ao final, sorteio de brindes e entrega de algumas lembranças aos presentes. O último encontro do clero deste ano foi concluído com um almoço de confraternização.