O clero de Nazaré esteve reunido na manhã da terça-feira, 7 de maio de 2024, no Centro Diocesano de Pastoral (CDP), em Carpina-PE. Juventude, sistema Curia Online, movimento financeiro das capelas, festas de padroeiro, ordenação e criação de paróquia estiveram entre as pautas de destaque.
Inicialmente, o casal Marcos e Aline (discípulos da Com. Católica Shalom – membros de aliança) foram apresentados na reunião e se colocaram à disposição de todos para contribuírem com a evangelização na diocese, sobretudo no tocante ao trabalho com a juventude. Essa é uma das razões pelas quais o bispo diocesano, Dom Francisco Lucena, vem articulando a abertura de uma casa de missão da Comunidade Shalom na Diocese de Nazaré.
No momento, Marcos e Aline, que se mudaram para a diocese há três anos, estão preparando o terreno com atividades de evangelização realizadas na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Carpina-PE, onde residem atualmente. Na ocasião, eles agradeceram a acolhida do bispo diocesano e do padre Diego Roberto (pároco da referida paróquia).
Dom Lucena aproveitou para falar de questões relativas à juventude, um dos temas mais debatidos na 61ª Assembleia Geral da CNBB, que aconteceu de 10 a 19 de abril de 2024, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho, em Aparecida-SP. “Essa é, ainda, uma carência da diocese (juventude). Temos que ir nos organizando, dando passos quanto a isso”, declarou o prelado.
Ainda sobre a assembleia, Dom Francisco Lucena disse que foi tranquila e, ao mesmo tempo, intensa, com muitos trabalhos, mas, diferente de edições anteriores, não houve a publicação de um novo documento, novas diretrizes, o que acontecerá só no próximo ano – embora o texto já tenha sido disponibilizado para ser lido e discutido pelos bispos.
“Já existe um texto base para o início das discussões referente às novas diretrizes; muita coisa já foi vista e partilhada durante a dinâmica da assembleia. O material está muito bom, mas será ainda aprofundado”, disse.
Sobre os temas prioritários da 61ª Assembleia Geral da CNBB: Sínodo dos Bispos (cuja discussão tomou bastante tempo na assembleia), Jubileu da Esperança 2025 (com motivação dos trabalhos nas dioceses), Juventude (representação dos Jovens Conectados). Além de relatórios da presidência e das diversas comissões (Doutrina da Fé, Liturgia etc.), apresentação da atual conjuntura da Igreja do Brasil e reflexões em torno do Ministério do Catequista – houve um momento especial, inclusive, no qual 19 catequistas de todos os regionais receberam o ministério.
Ao final da reunião do clero, o bispo diocesano apresentou, rapidamente, os principais tópicos de alguns slides expostos durante a assembleia acerca do ministério de catequista: os pressupostos para tal (valência vocacional que requer discernimento por parte do bispo, coroamento de um serviço já prestado à comunidade e ser escolhido pela própria comunidade), itinerário de formação (de 6 meses para os catequistas já atuantes e de 5 anos para os iniciantes), responsabilidade da formação (diocesana ou regional), dentre outras questões ligadas à Comissão para a Animação Bíblico-Catequética: a ordem e idade para a recepção dos sacramentos de Iniciação à Vida Cristã.
Quem esteve presente na reunião do clero foi Dom Manoel dos Reis de Farias, natural de Orobó-PE (Paróquia Nossa Senhora da Conceição) e bispo emérito de Petrolina-PE. Suas primeiras palavras enfatizaram a importância do encontro mensal do clero diocesano: “Não é só uma reunião, mas um encontro”, recordando a cultura do encontro tão propagada pelo Papa Francisco. “Encontro dos irmãos padres com o bispo, gerando essa unidade, diocesaneidade, momento de partilha, de fraternidade”, ressaltou.
Ele também apresentou dois livros de sua autoria: “Minha vocação, minha vida” (que conta a sua história vocacional, no valor de R$ 25,00) e “A vida no tempo e na eternidade” (no valor de R$ 40,00). Dom Manoel dos Reis permaneceu na diocese durante toda a semana. Agradeceu, por fim, a acolhida do bispo diocesano e de todo o clero de Nazaré.
PAUTAS DO BISPO DIOCESANO
– MÊS DE MAIO
Celebrar, vivamente, nas capelas e comunidades de todas as paróquias e áreas pastorais este mês mariano, com a recitação do terço, novenas e missas.
– SISTEMA CURIA ONLINE
O prelado recordou que não é apenas um sistema financeiro, mas também pastoral (gestão financeira e pastoral). “Precisamos usufruir do potencial do sistema Cúria Online”, instigou, citando algumas das funcionalidades: aplicativos para a criação de websites diocesanos e paroquiais personalizados (Curia Sites); maquininha inteligente (Curia Pay) – praticidade integrada ao sistema, possibilitando o uso na secretaria, dízimo e comunidades; maquininha Festa para gerenciamento de festas, eventos e lojas paroquiais. Foi marcada uma reunião online com o pessoal do sistema Curia Online, no próximo dia 22 deste mês de maio, às 9h, para orientações a esse respeito, com todos os secretários paroquiais e os padres que desejarem.
– MOVIMENTO FINANCEIRO DAS CAPELAS
Foi decidido, pelo Conselho Diocesano de Assuntos Econômicos, que todo o movimento financeiro das capelas (dízimo, oferta, doações, mês de maio, festas de padroeiro etc.) deve ir para a secretaria paroquial e estará sob a administração do pároco ou administrador paroquial. “Não se deve guardar dinheiro nas capelas nem com os coordenadores das mesmas. Todo o valor pode ser colocado na conta da paróquia ou numa outra conta vinculada à conta da paróquia (ou pode ser criada uma conta para as capelas). Os padres precisam acompanhar e administrar todo esse processo. Até então, isso era feito apenas com o dízimo, mas ficou decidido que será realizado com todas as receitas”, reiterou.
O dinheiro fica sob as dependências da paróquia a partir de agora: 80% da receita entra para a paróquia e 20% fica em nome da capela (para as suas necessidades pastorais). O sistema financeiro e pastoral adotado pela diocese já realiza esse trabalho de registro e divisão das porcentagens para cada uma das partes, com a devida emissão de recibos e relatórios. “Eu não quero que vocês (padres) façam o controle de outra maneira (em planilhas no Excel, por exemplo, que é um processo mais trabalhoso e suscetível a erros). Deve-se usar o sistema Curia Online, que tem recursos para individualizar as capelas das paróquias através de CENTROS DE CUSTOS. Isso foi debatido várias vezes pelo Conselho Econômico Diocesano e partilhado nas reuniões do clero”, pontuou.
“Toda a diocese deve abraçar essa causa. Tudo começa com a conscientização e organização. O objetivo é favorecer o controle e acompanhamento das receitas e despesas (tanto na paróquia como nas capelas)”, disse Dom Lucena. Foram citados alguns casos promissores, na própria diocese, em que esses valores já seguem 100% para o gerenciamento das paróquias.
Padre José Edson, representante do clero diocesano, sugeriu a criação de uma norma diocesana (por parte do bispo) para ser encaminhada às comunidades paroquiais, com o objetivo de facilitar o consenso e a adesão das pessoas à nova determinação. Após a reunião online com o pessoal do sistema Curia Online, para orientações a esse respeito, no próximo dia 22 deste mês de maio, às 9h, com todos os secretários paroquiais e os padres que desejarem, o bispo diocesano emitirá uma orientação escrita para toda a diocese.
– CÔNGRUA
A côngrua do clero diocesano de Nazaré se mantém no valor equivalente a dois salários mínimos. São dois salários mínimos livres, uma vez que os custos com alimentação, energia, moradia, plano de saúde, INSS (equivalente a dois salários), dentre outros, são assumidos pela própria paróquia ou área pastoral (chegando a quase oito salários mínimos na soma total). Esse é um valor fixo para todos (párocos, administradores paroquiais, vigários paroquiais) em vista da missão exercida, e não do cargo, independente do tamanho da paróquia. Haverá um decreto acerca dessa questão. “A nossa importância como padres não está na côngrua, mas no ser padre”, lembrou.
E recordou que as férias dos padres devem ser tiradas por inteiro (o equivalente a 30 dias seguidos), e não em partes. E chamou atenção quanto ao descanso nesse período. “Muitos voltam das férias cansados e precisam de mais uma semana para descansar das férias. Importante saber como aproveitá-las, porque senão terão uma vida sempre cansada”, salientou.
– JUBILEU DOS SACERDOTES 2025
Está sendo organizada uma peregrinação diocesana para o Jubileu de Sacerdotes, no próximo ano, em Roma. A peregrinação (com a empresa Obra de Maria), acontecerá de 20 a 29 de junho de 2025, por Assis, Lanciano, San Giovanni, Roma, Lisboa, Fátima. No dia 26/06/24, todos participarão das atividades, propriamente ditas, referentes ao jubileu dos sacerdotes. Os interessados devem colocar seu nome em lista inserida no grupo do clero, a fim de iniciar, já no próximo mês deste ano, o pagamento do pacote, assumido por cada presbítero (incluindo hospedagem, refeição, translado). A Diocese de Nazaré também ajudará com alguns custos.
– ORDENAÇÃO PRESBITERAL
Celebrando a memória do Imaculado Coração de Maria, a Igreja Particular de Nazaré convida todo o povo de Deus para a ordenação de quatro novos presbíteros. A solene Celebração Eucarística será realizada no dia 08 de junho de 2024, às 17h, na Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Nazaré da Mata – PE, presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena.
Confira aqui os lemas presbiterais e as datas das primeiras presidências eucarísticas dos diáconos: João Firmo, Leandro Gomes, Paulo de Santana e Robson da Silva.
Na ocasião, dada a presença de dois diáconos transitórios na reunião, Dom Lucena os convidou a refletir: “Por que vocês vão se ordenar? Devem ordenar-se pelo Reino de Deus, pelo Evangelho”. E prosseguiu: “Não somos pobres coitados; não nos tornamos padres por falta de opção, porque não demos certo noutro lugar, mas por escolha, vocação”.
– BANDAS NAS FESTAS DE PADROEIRO
O prelado, mais uma vez, retomou essa pauta, já abordada em reuniões anteriores, reafirmando que conhece bem a dinâmica de acordos e contratos que são feitos, sobretudo junto às prefeituras. “Essas bandas não são importantes para a evangelização. Contudo, não há problemas em ter bandas, mas que seja dentro de um projeto”, assinalou, orientando quanto à atenção e cautela no tocante ao repasse de dinheiro por parte da prefeitura. “A prefeitura não pode repassar nenhum valor para a paróquia contratar bandas. Estas devem ser contratadas com contratos assinados pela própria prefeitura”, lembrou.
– ELEIÇÕES MUNICIPAIS
Acontecerão em 6 de outubro de 2024. Ainda assim, deve-se manter a festa de Nossa Senhora do Rosário no dia 7 de outubro.
– CRIAÇÃO DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA AUXILIADORA
A criação da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Guadalajara, Paudalho-PE, com a inauguração da nova Igreja Matriz, acontecerá no dia 24 de maio de 2024. A santa missa será presidida por Dom Francisco Lucena, às 19h. A antiga matriz passa, agora, a ser uma capela dedicada ao Sagrado Coração de Jesus.
– ÁREA PASTORAL SAPUCAIA
Já foram alinhados os limites da nova Área Pastoral de Sapucaia, em Timbaúba-PE. Haverá uma reunião, em breve, com as paróquias N. Sra. da Conceição, N. Sra. das Dores e com a futura Área Pastoral, do referido município, para fechar esses limites (cada uma ficará com mais de 12 capelas).
– EVENTOS DIOCESANOS
Dom Lucena falou que o Sede Santos (28/05/24, em Carpina-PE) e a Páscoa Diocesana do ECC (04/05/24, em Tracunhaém-PE) foram realizados com êxito, e agradeceu aos organizadores: os padres Eduardo José e Antonio Lucena, respectivamente. Os dois eventos acontecem anualmente e recebem caravanas de todas as paróquias e áreas pastorais da diocese.
– ECC E EJC
“Todas as paróquias devem ter ECC e EJC”, ressaltou o bispo diocesano. E insistiu que não deve haver um espaçamento longo de um encontro para o outro. “Anualmente esses encontros devem acontecer nas paróquias. Isso vai renovando a vida da paróquia, como serviço paroquial”, reiterou.
Com relação ao EJC, e retomando o fato de que a 61ª assembleia geral concedeu destaque à discussão acerca da juventude, o prelado afirmou: “De trabalho com os jovens, na diocese, só temos o EJC, atualmente, de forma mais expressiva”.
E pontuou que a equipe diocesana, ainda não totalmente constituída, deve ser formada a partir das linhas diretivas do referido serviço; e que é preciso trabalhar num processo de reestruturação, chegando até as cidades/paróquias para resolver situações que tenham a ver com o seguimento e cumprimento do estatuto. “Questões pontuais, internas, a serem resolvidas para o melhor funcionamento do serviço. Formar antes, para não ter que resolver determinados problemas depois”, disse.
O assistente eclesiástico diocesano do Encontro de Jovens com Cristo, padre Cezar Tôrres, reafirmou as necessidades apontadas e falou que passos e orientações já estão sendo dados nesse sentido.
– PROCESSO DE HABILITAÇÃO MATRIMONIAL
Ter atenção com os processos de habilitação matrimonial, que estão sendo enviados à Cúria Diocesana, pedindo dispensas, com algumas informações erradas.
OUTRAS COMUNICAÇÕES
– VISITA DAS RELÍQUIAS DE SANTA TERESINHA
Nos dias 10 e 13 de maio de 2024, em Goiana e Cumaru, respectivamente, a Diocese de Nazaré recebeu a visita das Relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, vindas da Basílica de Lisieux, na França.
– PASTORAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
O Instituto Humanitas da Unicap, juntamente com os cursos de Psicologia e Teologia da referida instituição de ensino, e em parceria com a Pastoral da Pessoa com Deficiência (Diocese de Nazaré), promove o curso de extensão (EaD) em “Bem-estar e espiritualidade”.
“Tendo em vista a presença, cada vez maior, de pessoas com autismo e TDAH nas nossas comunidades e catequese, visamos oferecer esse suporte para aqueles que lidam, direta e indiretamente, com espiritualidade e saúde mental”, disse o padre Elias Jordan, coordenador diocesano da Pastoral da Pessoa com Deficiência.
O curso acontece no período de 14 de maio a 10 de dezembro de 2024, quinzenalmente (2ª e 4ª terças-feiras de cada mês), das 18h às 20h, e é dividido em 3 módulos. As aulas serão ministradas de forma online. As inscrições, com taxa única de R$ 50,00, podem ser feitas através do link: https://portal.unicap.br/-/curso-de-extensao-bem-estar-e-espiritualidade
O padre Elias Jordan, também coordenador diocesano das Campanhas da Igreja Católica, informou que as lives reflexivas acerca da temática da Campanha da Fraternidade deste ano (Fraternidade e Amizade Social) continuam acontecendo pelo Canal do Youtube da Diocese de Nazaré, aprofundando a discussão sobre os “desdobramentos da amizade social”.
– CULTURA E EDUCAÇÃO
O padre Marcos Henrique, assessor eclesiástico diocesano da Pastoral Universitária, recordou dos encontros que estão acontecendo, em nível regional, promovidos pela Comissão da Cultura e Educação, com a finalidade de criar e fortalecer lideranças paroquiais para as pastorais da educação, escolar e cultura.
– CATEQUESE
O padre Romário Silva, coordenador diocesano da Comissão Diocesana para a Animação Bíblico-Catequética, informou que seguem abertas, até 31 de maio, as inscrições para o próximo módulo da Escola Regional Nordeste 2 de Formação de Catequistas. O evento acontece de 4 a 7 de julho de 2024, no Convento Franciscano de Ipuarana, em Lagoa Seca-PB. Até o momento, a Diocese de Nazaré conta com quase 30 catequistas inscritos.
Padre Romário também lembrou que a Escola Catequética Diocesana será retomada, de 12 a 14 de julho de 2024, no CDP. As inscrições acontecem nas três primeiras semanas de junho (R$ 260,00 por catequista).
– COORDENAÇÃO DIOCESANA DE PASTORAL
O coordenador diocesano de pastoral, padre Pedro Nascimento, revisou as datas do calendário diocesano e entregou a todos um material impresso com as orientações, já comunicadas na reunião anterior, referentes ao Ano da Oração, Jubileu da Esperança 2025 e Diocesaneidade/Sinodalidade.
São ações para a vivência do Dia de Oração pela Santificação do Clero, da Semana de Oração nas paróquias e áreas pastorais pela Unidade dos Cristãos, temários para a Semana da Igreja (29/07 a 03/08 de 2024) e festas de padroeiro (a partir de julho), além da programação do Retiro diocesano com as lideranças paroquiais, no dia 04 de agosto de 2024. Confira aqui as instruções e a programação completa!
Fotos Páscoa ECC: @naerciopeerc e @foguetecomunicação